Menu
Brasília

Número de casos de leishmaniose em cães aumenta no DF

Arquivo Geral

04/11/2012 8h49

A Secretaria de Saúde identificou 406 casos de leishmaniose em cachorros até agosto, no Distrito Federal. Em 2011, a capital teve 460 cães infectados, o que significou uma média de  38,3 ocorrências mensais. Até o momento, em 2012 a média tem sido de 50,75 animais atingidos – um aumento de 32,5% em relação ao ano passado. 

 

Atualmente, apenas clínicas veterinárias particulares disponibilizam a vacina, que não é reconhecida e distribuída pelo Ministério da Saúde. Para garantir que o protozoário não seja transmitido, o Centro de Controle de Zoonoses do DF tem recorrido ao sacrifício dos bichos infectados.

 

Os casos da doença em humanos também preocupam. Nos primeiros oito meses do ano 20 pessoas foram diagnosticadas e, em outubro, se confirmaram mais seis. 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado