Menu
Brasília

Novos controladores 24h evitam rompimentos na rede de água

Equipamentos Day Night instalados pela Caesb funcionam automaticamente e de forma inteligente, reduzindo perdas

Redação Jornal de Brasília

26/06/2023 17h27

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está se empenhando para garantir aos moradores do Distrito Federal a distribuição de água, recurso finito e imprescindível para a vida. Uma das ações para evitar vazamentos e a consequente perda dessa água é a adequação da pressão empregada na rede, de acordo com o consumo.

A Caesb utiliza válvulas redutoras de pressão (VRPs) a fim de assegurar que, em locais mais baixos, onde a pressão da água é muito forte, não haja rompimento das instalações das residências. E, para melhorar ainda mais esse controle, a companhia está intensificando a instalação de aparelhos controladores noturnos de pressão, chamados Day Night.

Os equipamentos Day Night funcionam 24 horas e são instalados nas VRPs. Funcionando automaticamente, de forma inteligente, permitem a operação programada em horários distintos e reduzem de forma gradual as pressões durante a madrugada, quando o consumo é menor. À medida que o consumo começa a aumentar, há uma elevação das pressões de abastecimento de maneira gradativa durante o dia. O mecanismo é importante para garantir que o aumento da pressão durante a noite, devido à redução do consumo, não prejudique a tubulação das residências.


O gerente de Manutenção de Redes Norte da Caesb, Diogo Rodrigues Soares, explica que a redução da pressão não diminui a disponibilidade de água para os clientes. “A Caesb segue a determinação da legislação, que estabelece uma pressão mínima de 10 mca [metros de coluna d’água] na distribuição da água. A redução da pressão utilizando o Day Night garante que a pressão mínima seja mantida”, esclarece o gerente. Diogo relata que, após a instalação dos controladores Day Night em uma pequena região de Sobradinho, em um único dia, houve uma economia de cerca de 120 m³ de água – quantidade que teria sido desperdiçada sem a adoção da tecnologia.

Após a instalação dos equipamentos Day Night, é realizado o acompanhamento das vazões das redes de distribuição, por meio de sistema informatizado de painéis de dados Power BI (business intelligence).

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado