A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) selecionou 3.850 novas famílias para receber o benefício do programa DF Social, que oferece um auxílio mensal de R$ 150 a grupos de baixa renda. Para garantir o recebimento do próximo pagamento, os contemplados devem abrir a conta social no Banco de Brasília (BRB) até as 18h de quinta-feira (25).
A conta social é específica para o programa e não funciona como uma conta bancária comum. A abertura deve ser feita pelo aplicativo BRB Mobile, seguindo o passo a passo disponível na plataforma.
Quem não concluir o procedimento dentro do prazo precisará aguardar uma nova seleção para ter acesso ao benefício.
Como consultar se foi contemplado
Os cidadãos podem verificar se foram selecionados por meio do site do GDF Social. Na aba “Consulta DF Social”, é necessário informar CPF e data de nascimento do responsável familiar, conforme os dados cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico). Após a consulta, o sistema informará se o nome está na lista de beneficiários.
Pagamento e critérios do programa
O DF Social é o programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal voltado para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, inscritas no CadÚnico, entre outros critérios. A seleção ocorre de forma automática, a partir do cruzamento das informações do sistema.
O crédito de R$ 150 é depositado pelo BRB no primeiro dia útil de cada mês, a partir das 18h.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou a importância da iniciativa:
“O DF Social é importante porque, além de complementar outros benefícios do GDF e aliviar o orçamento das famílias que mais precisam, trata-se também de um valor em dinheiro na conta. Ou seja, a pessoa pode pagar um boleto, fazer um Pix, cuidar de situações mais imediatas do dia a dia”, afirmou.
O programa tem como objetivo garantir apoio financeiro a famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo maior autonomia no uso do recurso.
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)