Menu
Brasília

Novo diretor-presidente do Zoológico de Brasília é empossado

Arquivo Geral

17/10/2016 22h30

Andre Borges/Agência Brasília

Com a proposta de fortalecer a vocação da Fundação Jardim Zoológico de Brasília como centro de excelência e produção de conteúdo, foi empossado nesta segunda-feira (17) o novo diretor-presidente da instituição, o médico-veterinário Gerson de Oliveira Norberto, de 46 anos.

Andre Borges/Agência Brasília

Andre Borges/Agência Brasília

Oliveira foi escolhido por meio de processo seletivo, aberto pelo governo de Brasília em 10 de março deste ano, conforme Portaria nº 17, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal. Ele ocupou a direção do Zoológico de Salvador, na Bahia, por 16 anos.

À frente do novo desafio, o dirigente adiantou que pretende estimular e divulgar a produção científica desenvolvida pelos profissionais da instituição.

Para a escolha do novo gestor da unidade, 11 candidatos se inscreveram. Eles tiveram currículo e formação avaliados por um comitê de cinco profissionais de competência e experiência comprovadas em áreas diretamente associadas à gestão pública e à conservação ambiental.

A essa etapa, seguiu-se a elaboração de uma lista tríplice pelo secretário do Meio Ambiente, André Lima. Ele indicou três nomes para que o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, escolhesse o diretor-presidente.

A seleção, chamada de busca aberta, dá condições para que o gestor seja escolhido com base em suas especializações, de acordo com o secretário do Meio Ambiente. “Politizar não é ruim, mas partidarizar [a escolha] não é muito legal. Assim, a gente age de forma aberta, respeitando este espaço, que também é um espaço de cidadania, de lazer, de educação, de cultura, produção científica e de cuidado com os animais”, afirma Lima.

A ideia é ampliar a concepção que a população tem a respeito do zoológico, de acordo com o novo gestor do parque. “O Zoológico de Brasília tem uma produção muito boa de conteúdo técnico-científico. Em um primeiro momento, precisamos dar uma nova leitura a esse conteúdo e torná-lo público”, explica Gerson de Oliveira.

Ele assume após seis meses de gestão interina da unidade. Nos últimos quatro meses, o diretor-presidente interino foi Érico Grassi. “A gente conseguiu trazer estabilidade para esta casa e uma união que foi surgindo naturalmente. Acho que cada trabalhador aqui sentiu a intenção que nós tínhamos em tornar a casa, a cada dia, melhor”, diz.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado