Operação conjunta entre a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e a Polícia Militar na Asa Norte leva cinco guardadores e lavadores, conhecidos como flanelinhas, à 2ª Delegacia de Polícia. Os outros quatro são menores de idade e, por isso, acabaram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A ação ocorreu entre 14 e 19 horas desta quarta-feira (01).
A fiscalização percorreu os estacionamentos públicos das quadras 302, 306, 307, 708, 204, além de todo o Setor Hospitalar Norte. Na 2ª DP, os flanelinhas assinaram termo circunstanciado por exercício irregular da profissão. Se condenados, podem pegar pena que varia de 15 dias a três meses de prisão, ou multa.
A situação dos flanelinhas detidos é considerada ilegal pelo fato de não possuírem registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). No Distrito Federal, para atuar como guardador e lavador de veículos é preciso se registrar na SRTE e passar por curso oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).
Já os flanelinhas menores de idade, estão apreendidos na DCA e serão liberados apenas com a presença dos responsáveis. Eles ainda assinaram um ato infracional pelo exercício irregular. Possivelmente, poderão cumprir medidas socioeducativas.