Menu
Brasília

Novas normas de fiscalização para coibir fraudes no transporte público

Arquivo Geral

28/09/2015 17h15

A Secretaria de Mobilidade estabeleceu novas normas para a fiscalização da receita de prestadores de serviço de transporte público coletivo. A Portaria nº 68, de 24 de setembro de 2015, que detalha a regulamentação, foi publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial do Distrito Federal. O objetivo é flagrar irregularidades e fraudes no faturamento de operadoras do setor.

Entre as infrações previstas, estão a utilização de veículos sem cadastro ou autorização, cobranças indevidas, operação de linhas ou itinerários não permitidos e falta de equipamentos obrigatórios de arrecadação eletrônica e de controle operacional.

A iniciativa também pretende coibir casos de fraude na prestação de serviços. Um exemplo é o descarregamento de cartões de estudantes e de pessoas com deficiência nas catracas de ônibus sem os créditos terem sido efetivamente utilizados pelo passageiro. Com a prática, a empresa pode receber maiores subsídios do governo, o que acarreta custos extras aos cofres públicos.

Multas

A Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle é o órgão encarregado de fazer o monitoramento. Em caso de irregularidade, a pasta tem a função de analisar os dados e calcular o montante do dinheiro cobrado indevidamente pela prestadora de serviço, que deverá devolver a quantia. A empresa ou cooperativa também pode ser punida com multa de R$ 720 a R$ 1.440, por cada infração, e ter veículos removidos de circulação.

Antes de as novas normas entrarem em vigor, a fiscalização de receita de operadoras de transporte público era regida pela Instrução nº 187, de 2011, do Transporte Urbano do Distrito Federal, com regras menos detalhadas que as atuais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado