Gabriela Coelho
gabriela.coelho@jornaldebrasilia.com.br
A Administração Regional de Águas Claras, em parceria com Associação Recicle a Vida, instalou 40 lixeiras para coleta seletiva em toda cidade. Outras 60 lixeiras estão programadas para serem instaladas. Para a administração regional, costumes podem ser mudados e conscientização é um dever de todos. E a proposta foi aprovada pela população.
A designer gráfica Elane Terto não conhecia a novidade, mas gostou da iniciativa. “A lixeira tem uma aparência diferente. Achei excelente e bem usual. Muito interessante mesmo”, diz. O estudante de administração Matheus Moraes também gostou. “A cidade estava muito suja. É bom termos novas lixeiras e com um visual melhor, que nem parece uma lixeira”, brinca.
De acordo com a Administração de Águas Claras, é preciso começar a realizar esse trabalho e mostrar a importância da separação dos resíduos à população.
A Associação Recicle a Vida tem por objetivo promover inclusão social por meio de atividades sustentáveis geradoras de renda, o aprimoramento humano por meio de oficinas profissionalizantes, a promoção da alfabetização entre os agentes ambientais e a educação ambiental junto à comunidade.
Segundo a associação, os agentes ambientais são os responsáveis pela coleta de todo o material, recebem treinamento prévio e acompanhamento nas primeiras visitas. Para a coleta são utilizados triciclos fabricados na Penitenciária de Brasília em parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).
Os agentes levam o material até uma central de triagem da associação, onde tudo é classificado e pesado, dando origem a um recibo que contém a massa em quilos, o preço de cada produto e o valor total da coleta.
Além de gerar renda, a coleta seletiva proporciona aos agentes ambientais uniformes, alimentação, acompanhamento familiar, participação em oficinas profissionalizantes e a alfabetização para aqueles que não são alfabetizados.