Sob o tema Construção, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) celebra 68 anos de existência. Fundada quatro anos antes da capital federal, justamente para erguer a idade, a empresa é tida por muitos como a mãe de Brasília. Para celebrar a data e prestigiar os colaboradores, a semana será de comemorações com atividades, inclusive, abertas ao público em geral.
A programação começa com um culto ecumênico aberto a quem quiser participar. A celebração vai ser regida pelo padre Carlos Alexandre e pelo pastor Ibi Batista e ocorre a partir das 9h desta segunda-feira (16), no Espaço Multiuso Rubens Rezende “Macarrão” (onde vai ficar concentrada toda a agenda de eventos), dentro da companhia.
Na terça-feira (17), a companhia promove o workshop de pavimentação urbana da Novacap. A primeira edição do evento que promete ganhar uma agenda periódica ocorre das 7h30 às 17h30 para os mais de 300 inscritos previamente. A importância desse encontro é tamanha que as inscrições gratuitas esgotaram-se em quatro dias apenas. Com o tema Desafios e inovações da pavimentação urbana, o ciclo de palestras conta com renomados especialistas nacionais e internacionais, painéis sobre engenharia urbana, evolução dos pavimentos de concreto, serviços de drenagem pluvial urbana, licenciamento ambiental, avaliação de pavimentos e inovações tecnológicas, entre outros.
Importante lembrar aos inscritos sobre a doação de um quilo de alimento não perecível. Além disso, um restaurante vai ser montado para que eles não precisem sair do local e possam conhecer as dependências da mais tradicional empresa da cidade. Composta por arroz, feijão tropeiro, mandioca, vinagrete, salada e um espetinho (carne, frango, medalhão de frango, linguiça ou queijo coalho), a refeição custa R$ 25 por pessoa. Os participantes ainda recebem um certificado.
Nos dois próximos dias, ocorre uma feirinha de artesanato com praça de alimentação acompanhada dos serviços ao cidadão da Carreta do Na Hora, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Além disso, na quarta (18), está programada a palestra Setembro Amarelo, com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a partir das 14h, com temáticas relacionadas à importância da manutenção da saúde mental e aos métodos de abordagem dessa problemática. Na quinta (19), dia do aniversário da Novacap, de 9h às 10h, ocorre a palestra interativa Cuidando da Saúde, com a instrutora de yoga Ananda Marga, com direito a um aulão e ressaltando discussões sobre gerenciamento de estresse, o que é mindfulness e como pode melhorar o bem-estar físico e mental, entre outras discussões e práticas.
Durante o período da tarde, está previsto um aulão de fitdance, com os professores da Academia Fitdance. Logo após, a companhia recebe um desfile de moda com peças confeccionadas por designers do Distrito Federal e vestidas por colaboradores da Novacap.
A comemoração se encerra na sexta-feira (20), com uma confraternização restrita aos trabalhadores.
Mais ações
A exposição fotográfica Lentes da Modernidade: a Novacap e o Distrito Federal destaca a atuação da Novacap no desenvolvimento do DF
Além dos eventos pontuais da programação, o aniversário de 68 anos da Novacap conta com ações paralelas durante toda a semana de aniversário.
Como o tema deste ano é Construção, a exposição fotográfica Lentes da Modernidade: a Novacap e o Distrito Federal fica instalada de terça a quinta-feira, das 9h às 16h e destaca a atuação da Novacap no desenvolvimento de todo o Distrito Federal. As obras são fruto do trabalho diário e especializado do fotojornalista Kiko Paz e da fotógrafa Drica Ponce.
A mostra fica instalada nos arredores do Espaço Macarrão e traz painéis que ilustram o progresso das obras de construção civil, reformas, revitalizações e manutenções da companhia nas regiões, incluindo projetos de pavimentação, drenagem, edificação, manutenção, arborização e paisagismo, todos fundamentais para o crescimento sustentável das cidades.
Complementando a exposição, o projeto Jornada 68 Anos conta a história da Novacap ao longo das décadas por meio de fotos, vídeos e documentos históricos. As obras vão estar dispostas em formato de túnel do tempo, de forma que o espectador pode acompanhar a evolução da história enquanto segue o caminho.
A semana de aniversário da Novacap é acompanhada, ainda, por uma ação de recolhimento de lixo eletrônico realizada em parceria com a organização Programando o Futuro. Três caixas para depósito de resíduos eletrônicos ficam disponíveis durante a celebração, com o objetivo de reduzir a quantidade de inservíveis eletrônicos que acabam sendo descartados de forma indevida.
*Com informações da Agência Brasília