Menu
Brasília

Novacap remove 257 mil toneladas de resíduos de drenagem no DF desde janeiro

Ação preventiva abrange 1.864 km de redes para evitar alagamentos durante chuvas intensas.

Redação Jornal de Brasília

03/04/2026 9h32

dentro (226)

Fotos: Matheus Borges/Agência Brasília

Diante do aumento das chuvas no Distrito Federal, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) intensificou as ações de limpeza e desobstrução da rede pluvial. Desde janeiro de 2024, cerca de 257 mil toneladas de resíduos foram retiradas de galerias, bocas de lobo e outras estruturas de drenagem em diversas regiões administrativas.

O serviço é executado pelo Consórcio GNN Drenagem, com investimento de R$ 57 milhões contratado pela Novacap. As ações alcançaram aproximadamente 1.864 quilômetros de redes e ramais, além de 23.102 bocas de lobo e 12.152 poços de visita. A limpeza é realizada de forma mecanizada, utilizando caminhões de hidrojateamento e sucção, bem como equipamentos de vídeo-inspeção para identificar obstruções e danos na tubulação.

De acordo com o diretor de Obras da Novacap, André Vaz, a manutenção do sistema de drenagem ocorre diariamente, com equipes distribuídas por todo o DF. No período chuvoso, as ações preventivas são priorizadas, com foco em pontos emergenciais reportados pela população. “As atividades de manutenção e drenagem urbana são contínuas, porém assumem caráter prioritário nos períodos de maior intensidade pluviométrica”, explicou Vaz.

O diretor destacou a importância da colaboração da população, orientando que indícios de obstruções ou acúmulo de água sejam reportados à Administração 24h pelo Portal do Cidadão, para agilizar o atendimento nos locais críticos.

Nesta semana, as equipes atuaram no estacionamento da Feira dos Importados de Taguatinga e na EQNP 11/7, em Ceilândia, áreas historicamente afetadas por alagamentos. Moradora de Ceilândia, a autônoma Cleusa Amaral, 35 anos, elogiou o serviço: “Essa limpeza é boa para evitar problemas para nós. A água desce carregando muita sujeira, já alagou aqui várias vezes. É uma melhoria para nós, com certeza”.

A população pode solicitar limpeza e desobstrução de bocas de lobo e redes pluviais pelo site Administração 24 Horas, pelo Participa DF ou presencialmente nas administrações regionais. Além disso, é possível demandar serviços como poda de árvores, recapeamento e recolhimento de inservíveis, ou registrar elogios, reclamações e questionamentos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado