Menu
Brasília

Novacap inicia reforma das passagens subterrâneas do Plano Piloto com investimento de R$ 4 milhões

Intervenções começaram pela 102 Sul e visam melhorar segurança, acessibilidade e conservação das galerias

Redação Jornal de Brasília

11/06/2025 19h19

Atualizada 02/07/2025 18h20

whatsapp image 2025 06 10 at 15.42.17

As obras vão começar pela passagem subterrânea da 102 Sul, passando para a 104 Sul e seguindo para as demais | Fotos: Kiko Paz/Novacap

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu início nesta semana à reforma das passagens subterrâneas de pedestres no Plano Piloto. As obras começaram pela estrutura da 102 Sul e, na sequência, seguirão para a 104 Sul e demais locais. O investimento total é de cerca de R$ 4 milhões, destinados exclusivamente à recuperação das galerias.

As intervenções incluem pintura, recomposição do piso, substituição de grelhas danificadas e manutenção completa da iluminação, em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB). Segundo o presidente da Novacap, Fernando Leite, o objetivo é oferecer mais segurança e conforto à população. “Estamos falando de trajetos muito utilizados, inclusive à noite. Acreditamos que essa ação vai aumentar a sensação de segurança, acessibilidade e conforto para todos”, afirmou.

As últimas reformas significativas nas passagens ocorreram há mais de uma década. A degradação dos espaços levou parte da população a evitá-los, especialmente à noite. Além disso, o vandalismo representa um desafio constante: na passagem da 211 Sul, por exemplo, há relatos de furto das grades de escoamento de água, deixando valas expostas e oferecendo riscos a pedestres e ciclistas. Luminárias danificadas e pichações também são problemas recorrentes.

Para combater esses danos, a Novacap pretende implantar monitoramento 24 horas, com empresa terceirizada realizando rondas e reposições imediatas de itens danificados. “Nosso objetivo é deixar as passagens renovadas e prontas para uso”, destacou o diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva.

A população também pode contribuir para a preservação das galerias. Denúncias de vandalismo, descarte adequado de resíduos e o cuidado com o espaço público são atitudes fundamentais para garantir a durabilidade das melhorias. A Polícia Militar do DF orienta que ocorrências ou situações suspeitas devem ser comunicadas pelo número 190.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado