Ainda não se sabe se todos os times contarão com força máxima nos Jogos Pan-americanos, mas pelo menos todas as seleções de maior tradição das Américas no vôlei estarão presentes na disputa do Rio de Janeiro.
No caminho da seleção masculina estarão Argentina, Canadá, Cuba, Estados Unidos, México, Porto Rico e Venezuela. O Pan é o único campeonato que o técnico Bernardinho não conseguiu chegar à final desde que assumiu o time nacional, em 2001.
Entre as mulheres, o resultado foi ainda pior: quarto lugar. Desta vez de olho no ouro, as meninas comandadas por José Roberto Guimarães terão como rivais Costa Rica, Cuba, Estados Unidos, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana.
Na história do Pan, os brasileiros somam cinco medalhas de ouro (duas no masculino e três no feminino). Cuba é o maior vencedor nas duas categorias, com cinco títulos da disputa dos homens e sete das mulheres.
As competição de vôlei feminino no Pan começa em 14 de julho e vai até o dia 19. No masculino, a medalha de ouro será disputada entre 23 e 28 de julho.