Menu
Brasília

No último dia do Pan, Franck Caldeira conquista o ouro na maratona

Arquivo Geral

29/07/2007 0h00

O Brasil manteve a hegemonia na maratona nos Jogos Pan-americanos. Depois de Vanderlei Cordeiro de Lima ser campeão em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003, desta vez quem ficou com o ouro foi Franck Caldeira, que completou o percurso em 2h14min03.


 


Vanderlei, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas-2004 e que tentava o tricampeonato, não terminou a prova. Em segundo lugar ficou o guatemalteco Amado García, com 2h14min27, enquanto o bronze ficou com o mexicano Procopio Franco (2h15min18).


 


A prova deste domingo foi disputada sob chuva, em um clima parecido ao da última Corrida de São Silvestre, vencida por Caldeira. No início, os corredores da Guatemala estiveram sempre no primeiro pelotão. No 16º quilômetro, Vanderlei chegou a assumir a liderança, mas logo os dois guatemaltecos se distanciaram dos demais e imprimiram um ritmo forte para a prova.


 


A partir da metade do percurso, García assumiu a ponta e abriu uma boa vantagem sobre os concorrentes. Quando faltavam dez quilômetros para o fim, Caldeira assumiu a segunda posição e passou a perseguir o guatemalteco.


 


A três quilômetros do fim, com a chuva forte que caía no Rio de Janeiro, o brasileiro arrancou e conseguiu ultrapassar García. A partir daí, com o apoio dos torcedores que corriam ao seu lado, ele só precisou manter a vantagem para garantir o ouro.


 


A medalha de Caldeira foi a sétima do Brasil na maratona na história do Pan. Além dos dois ouros de Vanderlei, Ivo Machado Rodrigues foi campeão em Indianápolis-1987, Jose Carlos Santana foi prata em Havana-1991, Luiz Carlos da Silva ficou com o bronze em Mar del Plata-1995 e Eder Fialho também foi bronze em Winnipeg-1999.





    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado