Faltando apenas uma semana para a cerimônia, 100 casais se preparam para oficializar suas uniões na 4ª edição do Casamento Comunitário de 2025, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O evento será realizado no próximo domingo (7), às 17h, no Museu Nacional da República, e deve reunir mais de mil pessoas entre noivos, convidados e autoridades.
A equipe da Sejus trabalha nos ajustes finais de estrutura, decoração, logística e cerimonial, garantindo que a cerimônia seja memorável. Desde a criação do programa, em 2021, mais de mil casais já foram beneficiados. Somadas as três edições anteriores de 2025, 300 uniões foram oficializadas.
O programa oferece uma experiência completa e totalmente gratuita. Os noivos recebem vestidos e ternos fornecidos por ateliês parceiros, serviços de maquiagem e cabelo, chegada em carros de luxo, cerimonial com passarela exclusiva, fotos profissionais, decoração especial e espaço dedicado para registros e alimentação. Todas as taxas de cartório são isentas, assegurando a oficialização civil sem custos.
Além da celebração, o Casamento Comunitário garante direitos legais importantes, como segurança jurídica, acesso à pensão, direitos sucessórios, inclusão em programas sociais e proteção legal para famílias que já convivem em união estável, mas não tinham condições financeiras de formalizar a união.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca a relevância do programa: “O Casamento Comunitário é a oportunidade de resgatar sonhos, fortalecer vínculos e garantir direitos. Cada edição mostra como essa ação transforma vidas, especialmente de quem mais precisa. Nosso compromisso é promover dignidade, cidadania e a chance real de iniciar um novo capítulo com segurança e esperança”.
Entre os casais, Raquel de Araújo, 21 anos, e Samuel Laureano, 23, contam os dias para a cerimônia. Participantes do ensaio geral, eles se emocionam ao vivenciar o sonho de infância prestes a se concretizar. “A gente nunca teve condições de fazer um casamento assim. Ver tudo pronto, sendo oferecido para que a gente viva esse momento… é indescritível. É o sonho da minha vida”, afirmou Raquel. Samuel acrescentou: “Eu nunca imaginei que viveria algo tão especial. Agora está tudo tão perto que dá um frio na barriga, mas é aquele nervosismo bom, de saber que estamos realizando um sonho juntos.”
4ª edição do Casamento Comunitário 2025
- Data: Domingo, 7 de dezembro
- Horário: 17h
- Local: Museu Nacional da República
Com informações da Sejus