Após reunião realizada nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, a Organização Desportiva Pan-americana (Odepa) decidiu pela exclusão do futsal da próxima edição do Pan, em 2011, na cidade mexicana de Guadalajara. Em compensação, rúgbi e raquetebol foram incluídos no programa dos Jogos.
» Confira a galeria de fotos do Pan-2007
“O futsal foi uma autorização especial dada para o Rio de Janeiro. Não podemos mantê-lo no Pan porque não cumpre as regras necessárias para isso”, explicou o presidente da Odepa, Mario Vázquez Rama. O dirigente, no entanto, não esclareceu quais as regras necessárias para a inclusão definitiva do esporte na competição.
A inclusão de modalidades em Guadalajara ainda é possível, embora seja considerada muito difícil. Isso porque a entrada do esporte na lista do Pan do Rio só foi conseguida após muita pressão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da comissão organizadora. Uma prova do descrédito é que a modalidade foi colocada em uma arena pequena, no Riocentro.
Além da exclusão do futsal, o próximo Pan terá a volta de rúgbi, raquetebol, beisebol e softbol. Os dois últimos, aliás, foram excluídos dos Jogos Olímpicos de 2012, em cidade inglesa de Londres, e serão disputados pela última vez no ano que vem, em Pequim, na China.