A equipe brasileira de saltos conquistou nesta sexta-feira a medalha de ouro dos Jogos Pan-americanos, ao terminar a competição com 9,67 pontos perdidos. Com o resultado, o grupo formado por Bernardo Alves, Pedro Veniss, César Almeida e Rodrigo Pessoa garantiu também uma vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Pequim-2008.
Líder depois de duas eliminatórias, com 5,67 pontos perdidos, o Brasil nem precisou de quatro cavaleiros para confirmar a medalha de ouro na final. Após Alves perder quatro pontos em seu percurso, Pedro Veniss e César Almeida não cometeram nenhuma falta e, dessa forma, nenhuma equipe teria mais condições de ultrapassar o time brasileiro. Com o ouro já garantido, Pessoa cometeu uma falta e perdeu quatro pontos.
Na quinta-feira, primeiro dia de competições, o Brasil terminou na segunda colocação, atrás do Canadá, com 5,67 pontos perdidos, descartando o resultado de César Almeida, que perdeu 11,66 pontos. Na manhã desta sexta, Almeida se recuperou e, assim como Pessoa e Veniss, zerou o percurso, levando o Brasil para a liderança. Dessa vez, o resultado de Alves, com quatro pontos perdidos, foi descartado.
Na decisão desta sexta, considerando os descartes, o Canadá perdeu oito pontos e conquistou a prata com 14,72 pontos perdidos. O bronze foi para os Estados Unidos, com 27,20.
O ouro conquistado nesta sexta é o quinto por equipes do Brasil em Jogos Pan-americanos. O País foi campeão em 1967, 1991, 1995 e 1999. Em Santo Domingo-2003, a equipe brasileira, formada por Álvaro Affonso de Miranda Neto, Bernardo Alves, César Almeida e Karina Johannpeter, conquistou o bronze.
A formação da equipe campeã foi marcada pela briga na Justiça. O cavaleiro Vitor Alves Teixeira conseguiu uma liminar que o colocava na equipe, após questionar os critérios da convocação feita pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
No entanto, um dia antes do início do Pan, a CBH teve uma decisão favorável na 5ª Vara Cível do Rio de Janeiro, que restabeleceu a adoção do limite de 28 pontos perdidos como índice de convocação. Com isso, o grupo da convocação original foi confirmado na competição.
![]() |
