O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, confirmou presença na reunião do Fórum Nacional dos Governadores, que irá acontecer amanhã (23/08), às 10 horas. Uma das pautas do encontro será a defesa da democracia, tema que vai de encontro a atitudes do presidente Jair Bolsonaro, que colocam em risco a governabilidade do país. Perguntado se sua participação na reunião poderá abalar sua boa relação com Bolsonaro, Ibaneis disse que espera poder dar sua contribuição positiva neste momento de crise.
“Gosto e respeito o presidente, mas isso não faz com que eu concorde com tudo que ele fala ou faz. A minha presença na reunião pode ser um ponto de ponderação nesse momento de tanta desunião”, avaliou.
Além do chefe do Executivo local – que participará presencialmente da reunião – 23 governadores confirmaram presença ao encontro. Até o fechamento desta edição, não tinham confirmado presença o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do Paraná, Ratinho Júnior e do Tocantins, Mauro Carlesse.
Desde que assumiu o governo do Distrito Federal, Ibaneis tem mantido boas relações com o presidente Bolsonaro. Há quatro meses, na inauguração do residencial São Sebastião, no DF, o chefe do Executivo local disse “ ter prazer de se intitular apoiador do governo”. Na mesma oportunidade ele elogiou a escolha da deputada Flávia Arruda para ministra da Secretaria de governo.
No entanto, nos últimos meses, os constantes ataques do presidente da República ao Poder Judiciário fizeram com que o governador do DF passasse a atuar em defesa das instituições. Na última segunda-feira, dia 17 de agosto, o governador disse que assinou a carta dos governadores em apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque sempre que alguém quiser atingir as instituições no país, seja o Executivo, o Legislativo ou o Judiciário, vai ter o seu apoio. “Sou um democrata, vou continuar defendendo isso com muita força”, disse na ocasião. A carta foi uma resposta dos governadores ao anúncio do presidente de que encaminharia ao Senado Federal um pedido de impeachment de ministro do STF.
Reunião
Além da defesa da democracia, está na pauta da reunião de hoje do Fórum dos governadores a reforma tributária, meio ambiente e sustentabilidade. Com relação a este último item será feita a proposta de criação de nove projetos para as cinco regiões do Brasil, com o objetivo da proteção dos principais biomas e ampliação das áreas de proteção.
Os governadores também tratarão da necessidade de integração entre o poder central, estados e municípios para enfrentamento à pandemia de coronavírus, com ações preventivas à variante delta, presente em quase todas as unidades federativas.
Além dos governadores, foram convidados para a reunião do Fórum o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski; o presidente do Conselho Nacional de Política Fazendária, Rafael Fonteles; e os secretários de Economia, de Meio Ambiente e de Comunicação do DF, André Clemente, Sarney Filho e Wellington Moraes, respectivamente.