Uma das medalhas de ouros mais surpreendentes dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro surgiu nesta sexta-feira, no estádio do Maracanã. O Equador levou o ouro da competição de futebol masculino vencendo a final por 2 x 1, de virada.
Os Reggae Boys conseguiram abrir o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo, com Eric Bernan, depois de boa tabela na entrada da área. Mesmo com a Jamaica tentando levar a partida até o fim, os equatorianos tanto tentaram que conseguiram o empate aos 33 minutos, com Montero, depois de falha da defesa jamaicana. O gol da vitória do Equador veio aos 39 minutos da etapa complementar, em cobrança de pênalti de Edmundo Sura.
Essa final também marcou a vergonhosa campanha das seleções do Brasil e da Argentina na competição pan-americanas. Representados por seus times sub-17, os até então candidatos ao título e finalistas dos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo caíram ainda na primeira fase. Os argentinos, campeões em 2003, não venceram sequer uma partida.
Já na partida preliminar, o México levou a medalha de bronze da competição do futebol masculino dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro ao vencer a Bolívia por 1 x 0. O gol da medalha mexicana foi marcado por Enrique Alejandro Esqueda, logo aos nove minutos do primeiro tempo.
![]() |
