A seleção brasileira masculina de basquete sobre cadeira de rodas estreou com uma vitória tranqüila nos Jogos Parapan-americanos do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira. Jogando contra a seleção venezuelana, os donos da casa conquistaram um placar de 100 x 40, com 45 x 20 no intervalo, em partida válida pelo Grupo A.
O principal destaque da partida foi Leandro Miranda, autor de 13 pontos, quatro assistências e quatro roubadas de bola em quadra. O Brasil ainda anotou 12 pontos com Erick Silva e com Írio Nunes – o segundo, com dez rebotes, fez seu double-double. Natanael Silva e o capitão Ânderson Ferreira fizeram 11 cada.
Com pouca eficiência no ataque, a Venezuela se destacou apenas por conseguir marcar 11 pontos e pegar quatro rebotes com José Sifontes. Do mais, Sérgio Tovar anotou sete, um a mais do que Juan Corrales.
Pela mesma chave, os canadenses abriram a programação do dia confirmando o favoritismo. Com placar de 72 x 37 (24 x 22 no intervalo), os atuais campeões paraolímpicos e mundiais venceram o México, que chegou a sair na frente e vencer o primeiro quarto por 17 x 15.
Com apenas 20 pontos marcados nos três últimos períodos, os mexicanos foram liderados pelos oito pontos de Edgar Luviano. Pelos lados do Canadá, destaque para as atuações de Adam Lancia e Patrick Anderson, respectivamente com 17 e 13 pontos cada um.
Pelo Grupo B, os EUA venceram fácil a seleção de Porto Rico com placar de 93 x 16, sendo que 30 pontos vieram das mãos da dupla Michael Paye e Paul Schulte. Já na partida entre Colômbia e Argentina, que encerrou a programação masculina do dia, vitória dos argentinos por 78 x 47.
Nesta terça-feira, as oito seleções disputam a segunda rodada do torneio, com o Brasil enfrentando o México a partir das 12h e o Canadá medindo forças contra a Venezuela duas horas antes. As duas melhores equipes de cada chave fazem as semifinais no sábado, antes da disputa pela medalha de ouro no domingo.