Menu
Brasília

No aeroporto, brasilienses fazem protesto contra corrupção e caos aéreo

Arquivo Geral

04/08/2007 0h00

Com roupas pretas, more about nariz de palhaço, cornetas, gritos de “Fora Lula” e cartazes com frases como Corrupção Mata e Incompetência Mata, os manifestantes saíram do estacionamento e foram até o balcão de check in da TAM. Lá, deitaram-se no chão, cantaram o hino nacional, rezaram e fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente com o vôo JJ 3054. A manifestação, realizada simultaneamente em várias capitais, foi articulada pela internet – por e-mail e por comunidades do portal Orkut.


Crianças e idosos também participaram do protesto, na companhia de familiares. “Estou aqui porque estou cansada de injustiça nesse país”, justificou a servidora pública aposentada Cacilda Rosa Bertoni, de 88 anos. “Estou indignada com toda a corrupção que está aí”, acrescentou.


Algumas das poucas pessoas que circulavam pelo Aeroporto de Brasília também aderiram à manifestação, como o engenheiro agrônomo Marcos Leandro. Com um buquê de flores, ele aguardava a namorada que chegaria de São Paulo com familiares às 14h30. O vôo atrasou mais de uma hora e Marcos integrou o protesto como um dos mais entusiasmados, puxando vaias para Lula e aplausos para o povo brasileiro.


“Sou professor e é por isso que estou aqui. O professor tem que passar para seus alunos um pouco de esperança e a esperança nesse governo e nesse Brasil acabou”, disse. “Estou tentando buscar uma esperança de um país melhor com a saída do Lula. Esta semana ele disse que não sabia de nada que estava acontecendo nesse apagão aéreo. Pelo amor de Deus, quem é que está governando este país?”.


Do aeroporto, um grupo com cerca de 20 manifestantes seguiu em carreata até o Palácio da Alvorada, residência do presidente da República, onde promoveu um buzinaço e repetiu o protesto. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado