O Brasil não poderia ter aberto melhor a disputa de medalhas do terceiro dia de competições da natação dos Jogos Parapan-americanos do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, com três inscritos entre os seis finalistas, o país dominou o pódio da prova dos 100m peito categoria SB6.
Danielson Pontos conquistou a medalha de ouro com o tempo de 1min35s89, seguido de Gledson Soares e Nélio Moura, com o peruano José Gonzalez Mugaburu em quarto. Vale lembrar que Gledson foi o primeiro brasileiro a faturar medalha de ouro na natação do Parapan, com o primeiro lugar nos 100m livre categoria S8 desta segunda-feira.
Como se não bastasse o domínio brasileiro no pódio, o Brasil ainda conquistou mais um recorde mundial com André Brasil. Desta vez, foi na final dos 100m livre categoria S10, na qual o brasileiro – que já era o detentor do recorde mundial – baixou a marca de 52s61 para 52s35, faturando o ouro.
Emocionado, André comemorou o feito, mirando sua participação em Pequim. “Acho que o sonho maior de qualquer atleta é o de disputar um grande evento, como as Olimpíadas ou as Paraolimpíadas”, disse, em entrevista ao canal SporTV.
A prata ficou com o canadense Benoit Huot, enquanto o também brasileiro Marcelo Collet conquistou a medalha de bronze.