Na única prova feminina da canoagem velocidade dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro que precisará de preliminares para definição de vagas na final, a brasileira Naiane Pereira assegurou presença na briga pela medalha de ouro. Com o sexto tempo, ela conseguiu a última vaga automática disponível e se livrou da repescagem por apenas 0,004s.
Naiane terminou na terceira colocação da primeira bateria da prova, com o tempo de 2min09s164 e por muito pouco não foi jogada para a semifinal. A brasileira conseguiu uma vantagem milimétrica sobre a venezuelana Zulmarys Sánchez, quarta colocada com o tempo de 2min09s168 e que, de acordo com o photofinish, terá que disputar a repescagem.
A representante nacional também ficou muito perto da segunda colocada da regata, a norte-americana Jennifer Burke, que cruzou a linha em 2min09s080 – apenas 0,084s à frente de Naiane. Na primeira colocação ficou a cubana Dayexi Gandarela, que cravou 2min08s230.
Na outra eliminatória, a canadense Jill D’Alessio obteve o melhor tempo entre as competidoras, com 2min04s505. Logo atrás veio a argentina Fernanda Lauro, com 2min05s639, seguida pela mexicana Anca Mateescu, que fez 2min08s699. As outras duas participantes, a chilena Fabíola Zamorano e a colombiana Aura Maria Escanilla se juntarão à venezuelana Sánchez para a disputa da repescagem.
![]() |
