Com a filha nos braços, a designer de unhas Nádia Maria de Oliveira saiu aliviada da carreta do Na Hora Mais Perto do Cidadão nesta quarta-feira (15). “Vim resolver uma pendência com a Caesb e consegui. O atendimento foi muito bom, superou as expectativas. Para mim, que tenho bebê, facilita bastante. Toda vez que saio de casa tenho que carregar o peso da criança, dos documentos e da bolsa”, contou a moradora do Condomínio Buritis, em Sobradinho II.
A carreta esteve estacionada no pátio da Paróquia Padre Divino Espírito Santo, na Nova Colina, oferecendo atendimentos das 9h às 16h entre terça (14) e quarta-feira (15). Coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o projeto reúne em um só local serviços de órgãos como Procon, Detran, BRB, Neoenergia e Caesb, entre outros parceiros.
Segundo o subsecretário de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora), Rodrigo Barbosa da Silva, os serviços mais procurados foram a negociação e a troca de titularidade de contas da Caesb, além de reclamações no Procon sobre produtos e serviços defeituosos.
Outros atendimentos incluíram regularização documental pela Codhab, emissão de cartões estudantis, serviços de mobilidade do BRB, multas e segunda via da carteira de habilitação no Detran, parcelamento de débitos na Secretaria de Economia e emissão de identidade pela Polícia Civil. “O mais importante é que as pessoas saem satisfeitas, com o problema resolvido. O atendimento é espontâneo, não precisa agendar. É só chegar, pegar a senha e aguardar a chamada”, explicou Rodrigo, orientando sobre os documentos necessários para cada serviço.
O subsecretário destacou que o movimento foi intenso: “Na terça, atendemos cerca de 100 pessoas e, na quarta, superamos esse número; chegamos a mais de 300 atendimentos nos dois dias”.
O aposentado Edvaldo Paiva, de 68 anos, aguardava atendimento para resolver uma pendência com a Caesb e elogiou a iniciativa. “É muito boa a estrutura, estou aqui sentadinho na sombra, tem água pra tomar, está ótimo. É uma ótima ideia a carreta itinerante, facilita o atendimento, aproxima as pessoas. Espero que continue”, afirmou.
O programa Na Hora Mais Perto do Cidadão já passou por diversas regiões administrativas do DF, levando serviços do governo para mais perto da população. Em setembro, a unidade móvel esteve no Lago Sul, no Deck Brasil, QI 11, e em agosto, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), em frente à Feira dos Importados.
Com informações da Agência Brasília