Barba, cabelo e bigode. Foi assim o pódio da final do 100m livre masculino categoria S7 dos Jogos Parapan-americanos do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, o Brasil conquistou as três primeiras colocações na decisão da prova e conquistou ouro, prata e bronze.
Em uma chegada muito disputada, Wagner Pires conseguiu o ouro com o tempo de 1min13s66, seguido de perto pela marca de 1min13s84 de José Medeiros. Ronaldo Santos foi bronze com 1min14s39, resistindo bravamente às investidas do mexicano Enrique Pérez, quarto colocado.
Com o ouro garantido, Wagner não deixou de elogiar o desempenho dos colegas. “Eles nadaram bem forte. Nós três já vínhamos brigando bem forte dentro de casa, e não poderíamos decepcionar”, explicou o nadador, em entrevista ao canal de TV por assinatura SporTV.
Na prova feminina dos 100m livre S6, as brasileiras não conseguiram repetir o feito: Ana Clara Cruz foi quarta, seguida de Carolina Werneck e Letícia Ferreira. O ouro ficou com a norte-americana Miranda Uhl, que fez o tempo de 1min24s57 e superou a mexicana Doramitzi Gonzalez, campeã paraolímpica em Atenas-2004 e que fez a marca de 1min25s25.