O GDF vai promover, doctor a partir da próxima semana, um mutirão para urbanizar o Setor Habitacional Taquari, na região administrativa do Lago Norte. Uma força-tarefa composta por órgãos do governo e liderada pela Terracap será formada nos próximos dias para limpar ruas, tapar buracos, construir calçadas, desmatar terrenos públicos e implantar a praça central do Taquari. A formação da força-tarefa foi definida na terça-feira (10) pelo secretário da Ordem Pública, Roberto Giffoni, e pelo presidente da Terracap, Antônio Gomes, em reunião com líderes comunitários do Taquari.
O bairro começou a ser implantado em novembro de 2002, quando a Terracap promoveu a primeira licitação do Taquari, depois de ganhar na Justiça a disputa pela posse das terras do então condomínio Hollywood. Quase todos os lotes do Taquari formam vendidos, mas nem todos ocupados. Muitos permanecem vazios, completamente abandonados e cobertos pelo mato, prejudicando os moradores que construíram casas no bairro.
“O Taquari é um empreendimento da Terracap e deve servir de modelo para outros lançamentos da empresa”, defendeu Antônio Gomes. “Vamos fazer o que precisa ser fazer para assegurar a qualidade de vida dos moradores e transformar o Taquari num modelo para Brasília”.
Além do mutirão de limpeza e obras, o GDF vai notificar os moradores dos terrenos vazios para que mantenham os lotes limpos, caso contrário haverá aplicação de multas. De acordo com a legislação, o GDF pode limpar o lote, mas o proprietário do imóvel deve pagar pelo serviço. “Vamos, primeiro, advertir; permanecendo a infração, aplicaremos a lei”, afirmou Giffoni, também corregedor-geral do DF.
Segundo Francisca “Kika” Gonçalves, presidente do Conselho Comunitário do Taquari, algumas empresas estão transformando lotes residenciais em comerciais. Giffoni, no entanto, garantiu que as fiscalizações serão intensificadas.