Cristina Sena
cristina.sena@jornaldebrasilia.com.br
Sentir novamente vontade de se olhar no espelho e gostar do que vê. Esse é o desejo de 60 mulheres que têm em comum a vitória sobre o câncer de mama e farão, amanhã, cirurgia de reconstrução mamária gratuitamente. Elas foram selecionadas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica entre 153 mulheres. O mutirão reunirá 120 médicos e cem profissionais de enfermagem, em 30 centros cirúrgicos da rede pública e particular.
Antes, as pacientes passaram algumas tardes juntas, em consultas médicas, exames e palestras para esclarecer sobre o procedimento. Compartilharam suas histórias, ansiedades, medos e expectativas. Trocaram telefones, fizeram amizades. Foi assim com a dona de casa Iraildes Silva, de 58 anos, e a copeira Ireni Pimentel, de 48 anos. Todo o tratamento, inclusive a mastectomia das duas, ocorreu no Hospital de Base, em anos diferentes. Foi o suficiente para que se aproximassem e dessem força uma à outra.
Leia na íntegra na edição desta terça-feria no Jornal de Brasília.