Por volta das 9h desta sexta (5), uma mulher passou mal na estação Arniqueiras da Companhia Metropolitana de Brasília (Metrô-DF). Daiane Farias reclamava de fortes dores no peito e falta de ar.
Segundo o Metrô-DF, Daiane foi socorrida pelos funcionários da companhia e levada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde foi negado o atendimento pela ausência de médicos.
A companhia informou, ainda, que fez o mesmo procedimento com a mulher em outras cinco unidades de saúde da rede pública e “a resposta recebida era sempre a mesma”.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a paciente “foi encaminhada, por servidores do Metrô-DF, para atendimento no Hospital Regional de Taguatinga e na UPA do Núcleo Bandeirante. Nas duas unidades, ela passou pelo acolhimento e triagem, e foi classificada como verde, paciente de menor gravidade”.
A pasta também afirmou que “devido ao fato de que apenas um médico estava fazendo o atendimento na manhã desta quinta (4) em cada uma das duas unidades, o atendimento foi restrito aos casos graves”.
A paciente foi, então, orientada a procurar o Centro de Saúde nº 4 de Samambaia, “onde foi diagnosticado com quadro de ansiedade após a realizações de diversos exames”, segundo a Saúde.