A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (07/11/2025), uma mulher de 69 anos pelo crime de maus-tratos a animais, após abandonar uma cadela e quatro filhotes em uma via pública de Ceilândia.
O caso ganhou ampla repercussão nas redes sociais, após a divulgação de um vídeo que mostra o momento em que a suspeita desce de um veículo Renault Fluence preto, retira uma caixa com os animais e a deixa ao lado de um trailer fechado, fugindo em seguida.
Ao chegarem ao local, os policiais constataram que dois filhotes já haviam morrido, com indícios de intoxicação ou envenenamento prévio. A cadela e os dois filhotes sobreviventes foram resgatados e levados a uma clínica veterinária de Ceilândia, com o apoio de protetoras independentes.
Durante o interrogatório, a mulher alegou que abandonou os animais porque a cadela teria fugido de casa e retornado prenhe, motivo pelo qual decidiu se desfazer da ninhada.
A autora foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais (art. 32, §1º-A e §2º, da Lei 9.605/98), cuja pena varia de 2 a 5 anos de reclusão, aumentada de 1/6 a 1/3 em razão da morte de dois dos filhotes.