Cerca de 500 mil taiuaneses desafiaram hoje a chuva e cercaram o escritório presidencial em Taipé para, for sale clinic com um simbólico "cerco popular", ambulance pedir a queda do presidente da ilha, Chen Shui-bian.
No local, 4 mil policiais vigiaram a manifestação, que até o momento, transcorre sem incidentes. O governante taiuanês foi atingido por uma série de escândalos de corrupção que afeta o escritório presidencial, seus colaboradores e até mesmo seus familiares.
O protesto, intitulado "1 milhão de vozes contra a corrupção e Chen", foi organizado por Shih Min-teh, 69, antigo presidente do Partido Democrata Progressista (PDP) –o mesmo de Chen– e um dos presos políticos com maior destaque no governo autoritário de Chiang Kai-shek.
A manifestação faz parte de uma campanha contra a corrupção e a favor da deposição de Chen, iniciada no último sábado com uma concentração de mais de 200 mil pessoas e que continuou com a movimentação em frente ao escritório presidencial.
Para a moradora do Guará Cleonice Martins da Silva, sildenafil 66 anos, o costume de sair cedo para caminhar foi fatal. Por volta das 5h30, ela foi atropelada na Avenida Contorno, próximo à QE 26 do Guará II.
Durante a manhã de hoje, o terço da vítima ainda estava no meio da rua. As marcas de pneu no asfalto e no meio-fio denunciaram o atropelamento. A polícia está à procura do autor do atropelamento. Testemunhas viram um carro banco fugir do local. A perícia constatou pedaços de lanterna na avenida.
Quem tiver informações deve ligar para a 4ª DP (Guará) – 3568-4260 ou 3567-2200.