Augusto Dauster
augusto.dauster@jornaldebrasilia.com.br
Uma mulher em trabalho de parto contou com ajuda de dois policiais militares, que fizeram o procedimento na própria viatura, no começo da tarde desta sexta-feira (25). O caso aconteceu na quadra 101 do Recanto das Emas, em frente ao posto policial onde os agentes trabalham.
Segundo o sargento da PM, Jorival Oliveira da Silva, a mulher teria entrado em trabalho de parto e pediu a ajuda de um vizinho, um policial militar de folga. Ao que este contatou os bombeiros, eles informaram que não possuíam viaturas disponíveis.
O policial, então, entrou em contato com o sargento e com o cabo Luciano Oliveira do Nascimento, para saber se eles poderiam levar a moça até os bombeiros. “Eu falei, coloca na viatura”, explicou o sargento Jorival.
Quando a grávida, C.S.S., de 21 anos, entrou na viatura o bebê teria começado a fazer força para sair. Os policiais explicam que daí em diante não havia jeito, “eu pedi para ela se acalmar e fazer força” conta o sargento, que iniciou ali mesmo o procedimento do parto.
Após a mãe dar a luz a uma menina saudável e em bom estado, os policiais fizeram a higienização possível e prepararam a mãe para levá-la ao hospital. “Nós não tínhamos nenhum material esterilizado na hora para poder cortar”, explica o cabo Nascimento, com relação ao cordão umbilical, que foi enrolado junto à mãe até que fosse encaminhada ao hospital. A avó do recém-nascido também auxíliou no parto.
O sargento Jorival, que é pai de dois rapazes, de 18 e 13 anos, explica que ajudar a trazer uma criança ao mundo é algo muito gratificante. “Em 25 anos de corporação foi a primeira vez que algo assim aconteceu e ficará marcado para sempre”, conta. De acordo com o sargento, eles recebem o treinamento básico, na polícia, para lidar com esse tipo de situação. Nascimento finaliza concordando com o parceiro, ao dizer que “foi algo inusitado, mas muito prazeroso”.