Menu
Brasília

MPDFT promove rodas de conversa sobre direitos de adolescentes na diversidade

Evento reuniu promotores, equipes de acolhimento e famílias para discutir casos reais e capacitar a rede de proteção.

Redação Jornal de Brasília

13/02/2026 16h05

Foto: Divulgação/MPDFT

Foto: Divulgação/MPDFT

O Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Nevesca/NDH) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com o Fórum da Diversidade Victória Jugnet, promoveu nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, rodas de conversa sobre direitos de adolescentes no contexto das diversidades sexual e de gênero.

As atividades ocorreram no período da manhã e da tarde, no Lar de São José, e reuniram cerca de 70 participantes, incluindo promotores de justiça, equipes dos serviços de acolhimento institucional do Distrito Federal, famílias e adolescentes acolhidos.

A programação incluiu apresentações técnicas sobre direitos de crianças e adolescentes no contexto das diversidades sexual e de gênero, seguidas de estudos de casos baseados nas vivências dos serviços de acolhimento. Participaram equipes dos serviços do Lar de São José, Irmão Áureo, Casa do Caminho, Lar Chico Xavier e Casa da Criança Batuíra, promovendo a troca de conhecimentos sobre situações reais de acolhimento.

A iniciativa buscou estimular a circulação de experiências e o fortalecimento de práticas de cuidado e proteção integral. A promotora de Justiça Luisa de Marillac, coordenadora do Nevesca e responsável pela organização e condução das rodas de conversa, destacou que “a superação dos preconceitos e a vivência dos direitos humanos exige constante capacitação dos atores do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes”.

Entre os participantes, estiveram a promotora de justiça Liz Elainne Mendes, também coordenadora do Nevesca e integrante da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, o promotor de justiça Renato Bianchini, da mesma Promotoria, Luiz Fernando Marques, médico de família, Keka Bagno, Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, Mônica Monteiro, da ONG Mães pela Diversidade, Rudá Nunes, da Defensoria Pública do Distrito Federal, e Mona Nascimento, conselheira tutelar, entre outros.

O Fórum da Diversidade Victória Jugnet é um grupo de trabalho voltado ao fortalecimento da rede de atendimento e proteção à infância e à adolescência no contexto das diversidades sexual e de gênero. O colegiado atua na coordenação de ações integradas entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil, com o objetivo de promover condições para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes no Distrito Federal, conforme os princípios constitucionais de proteção integral.

As atividades integram a continuidade do “Transcender pela adolescência”, ação de escuta de adolescentes realizada no segundo semestre de 2025, que indicou a necessidade de formação continuada da rede de proteção em direitos de crianças e adolescentes no contexto das diversidades sexual e de gênero.

Com informações do MPDFT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado