Menu
Brasília

MPDFT pede à Federação de Futebol que não retome o esporte no DF

Para força-tarefa do MP, o retorno ainda é precoce, inclusive de treinamentos

Redação Jornal de Brasília

19/06/2020 13h38

O Ministério Público (MPDFT) enviou um ofício à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) na quinta-feira (19) pedindo que as atividades esportivas na capital ainda não sejam retomadas. 

No ofício, o MPDFT alega que o retorno de qualquer campeonato diante do crescimento do número de infectados pela covid-19 é prematuro. O órgão afirma que a retomada tem de ser gradual e planejada, “além de ser precedida de medidas de segurança e responsabilidade para a proteção individual e coletiva dos envolvidos”, diz o MP, em nota.

Protocolo

O ofício do MPDFT é uma reação ao protocolo de atuação para o retorno do futebol profissional enviado pela FFDF às autoridades. O documento foi elaborado com base em guia médico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e em normas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do DF.

Mesmo assim, o Ministério Público é contra o retorno e cita que, segundo especialistas, a Covid-19 ainda não atingiu o pico de contágio no Brasil. “Esse contexto ainda indica a necessidade do adequado gerenciamento de recursos, seja de profissionais da Saúde, seja de equipamentos, como ventiladores, máscaras de proteção, leitos de UTI, insumos para realização de testes, entre outros.”

O MPDFT ressalta também que o GDF proibiu eventos desportivos “por serem prejudiciais ao isolamento social.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado