Menu
Brasília

MPDFT fortalece parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do DF

O projeto “Conhecendo o Patrimônio Histórico e Cultural do DF” visa não apenas preservar, mas também educar e inspirar as futuras gerações a respeito da herança cultural da capital brasileira

Redação Jornal de Brasília

10/07/2024 18h27

Foto: Divulgação / MPDFT

A Promotora de Justiça Yara Maciel Camelo, da 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), e o servidor Leonardo Simões Dias, coordenador do projeto “Conhecendo o Patrimônio Histórico e Cultural do DF”, visitaram o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF). O objetivo da visita, que aconteceu na última terça-feira (09), foi fortalecer a parceria para promover o estudo e a divulgação do patrimônio histórico e cultural do DF entre os alunos das escolas públicas.

O projeto “Conhecendo o Patrimônio Histórico e Cultural do DF” visa não apenas preservar, mas também educar e inspirar as futuras gerações a respeito da herança cultural da capital brasileira. A parceria com o IHGDF é importante para ampliar o alcance dessas iniciativas, garantindo que o conhecimento e o respeito pelo patrimônio local sejam transmitidos de maneira eficaz e acessível.

O acordo de cooperação já existente entre o IHGDF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SES-DF) tem como objetivo principal promover o estudo e a divulgação de história e geografia para estudantes da rede pública de ensino na capital do país. Além disso, tem o objetivo de aperfeiçoar diversas técnicas, incluindo tecnologias alternativas, para preservação do acervo museológico e para o estudo da educação patrimonial, História e Geografia do Distrito Federal.

De acordo com a gestora do projeto Yara Camelo, “ao fortalecer laços com instituições acadêmicas e culturais, como o IHGDF, o MPDFT reafirma seu compromisso com a valorização e a proteção do patrimônio histórico e cultural do DF, contribuindo para um futuro mais consciente e responsável”.

Além dos representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), estiveram presentes na reunião, Paulo Castelo Branco, presidente do Instituto; Roberto Castello, diretor financeiro; Hugo Studart, secretário geral do Instituto e Marcelo Domingos, professor da SES-DF.

*Com informações do MPDFT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado