Menu
Brasília

MPDFT cria canal para denúncias de violência policial e realiza evento sobre o tema

Ferramenta inédita será apresentada em evento que discutirá o papel do Ministério Público e das ouvidorias no enfrentamento da violência institucional.

Redação Jornal de Brasília

20/10/2025 23h30

Foto: Divulgação/MPDFT

Foto: Divulgação/MPDFT

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) anunciou o lançamento do Canal de Combate à Violência Policial, uma plataforma criada para receber e registrar denúncias contra agentes de segurança pública. A iniciativa será apresentada oficialmente no dia 29 de outubro, durante o evento “Ouvidoria que Escuta, Ministério Público que Atua: Enfrentando a Violência Policial”, que acontecerá das 17h às 19h, na sede da instituição.

De acordo com as informações do MPDFT, o objetivo é fortalecer a atuação do órgão no combate a abusos e na formulação de políticas públicas de controle social. O canal vai funcionar como um espaço de escuta, acolhimento e encaminhamento de denúncias, assegurando o sigilo das informações e o acompanhamento adequado dos casos.

O lançamento será acompanhado por uma palestra do pesquisador Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pós-doutor pela Unicamp. Ele abordará dados recentes sobre violência policial, os aspectos jurídicos que envolvem esse tipo de crime e o papel das ouvidorias no tratamento das manifestações.

O evento é gratuito e contará com 80 vagas — destinadas a membros, servidores, estagiários e ao público externo. As inscrições podem ser feitas até 26 de outubro, por meio de link disponível no site do MPDFT.

lancamento canal denuncias palestra ouvidoria noticia 1
lancamento canal denuncias palestra ouvidoria noticia 1 Divulgação MPDFT

Serviço

Lançamento do Canal de Combate à Violência Policial e a palestra “Ouvidoria que Escuta, Ministério Público que Atua: Enfrentando a Violência Policial”

Data: 29 de outubro

Horário: das 17h às 19h

Local: salas de treinamento 1 e 2, na sede do MPDFT

Vagas: 80 vagas (30 membros, 20 servidores, 10 residentes/estagiários e 20 público externo)

Inscrição: por meio do link

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado