Gabriela Coelho
gabriela.coelho@jornaldebrasilia.com.br
Apolícia trabalha com várias linhas de investigação para a morte do aposentado Elly Cordeiro dos Santos, 75 anos, encontrado morto a pauladas e pedradas na chácara onde morava, no Incra 9, no Sítio Oásis, em Brazlândia, na noite de segunda-feira. Entre as possíveis causas estão latrocínio (assalto seguido de morte), vingança e disputa agrária. A vítima era padrasto do administrador de Brazlândia, Bolivar Rocha. Um suspeito é procurado pela polícia.
Dois homens foram detidos suspeitos de envolvimento na receptação da caminhonete roubada do ex-delegado. A Polícia Militar encontrou o veículo ainda na noite da segunda-feira na QNN 5, em Ceilândia Norte, após uma denúncia anônima feita ao Centro Integrado de Atendimento e Despache (Ciade) da Polícia Militar, como mostrou o Jornal de Brasília na edição de ontem. A caminhonete estava com um adolescente de 15 anos.
O garoto foi levado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA II) e, durante o depoimento, indicou outros suspeitos pela receptação. Os acusados pelo adolescente são maiores de 18 anos e foram detidos.
Com os depoimentos, a polícia espera conseguir informações sobre o autor ou autores do homicídio. “Os agentes aguardam um laudo da perícia para saber se os depoimentos prestados correspondem com os fatos do crime. Estamos agindo com cautela”, explica o delegado-adjunto Fernando Cocito, da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia). O pedido foi entregue e concedido no início da noite. A polícia pretende, agora, definir o envolvimento de cada um. Além do carro, um celular que estava dentro da caminhonete e uma pistola calibre 38 também foram roubados.
“As investigações estão ininterruptas. Só vamos parar quando tivermos todos os suspeitos aqui. Vamos continuar. A situação ainda está obscura, mas confrontaremos o laudo e os depoimentos”, diz o delegado.
Um suspeito seria um homem que teria aparecido no sítio, pedindo por um emprego de caseiro. Ele teria dito que havia sido indicado por um casal de moradores da região. “Após a chegada do indivíduo, a mulher da vítima pediu que o marido a levasse até a parada de ônibus para pegar um coletivo e resolver problemas em Brasília. O indivíduo foi no banco de trás. No meio do caminho, encontraram um conhecido e ofereceram carona”, explica o delegado.
Relato
Fernando Cocito afirma ainda que após a vítima ter deixado a esposa e o conhecido na parada, teria voltado para casa com o suspeito. “Por volta das 11h, a esposa de Elly telefonou e afirmou que havia acertado com o indivíduo e que ele já estava consertando o piso de entrada. Por volta das 18h, a esposa retornou da cidade. Ao chegar à chácara estranhou os portões abertos e encontrou o corpo do marido do lado de fora da casa”, completa.
Leia mais na edição desta quarta-feira (18) do Jornal de Brasília.