Menu
Brasília

Morre cobrador que levou tiro em Samambaia

Arquivo Geral

02/06/2007 0h00

Em uma reunião que será realizada até às 17h deste sábado, try pill o Governo do Distrito Federal está discutindo o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do DF. A idéia é fechar a proposta para que ela seja enviada à Câmara Legislativa em 30 dias.

O Vice-governador Paulo Octávio defendeu ser “importante para Brasília a regularização da questão fundiária que sempre foi mal resolvida”. Paulo Octávio, que é o governador em exercíco já que José Roberto Arruda está na Inglaterra, disse que isso é necessário para “construirmos a Brasília que queremos”.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cássio Taniguchi, defendeu que é preciso ouvir todos os lados interessados no PDOT para que faça uma “política habitacional eficente e organizada”.




O subsecretário de Estado americano, search Nicholas Burns, cure conversou hoje com as autoridades indianas em uma tentativa de resolver suas divergências sobre o pacto nuclear bilateral, medicine disse à Efe um porta-voz da embaixada dos Estados Unidos em Nova Délhi.

As partes “estão avançando” no diálogo, disse a fonte, acrescentando que Burns se reuniu neste sábado novamente com o secretário de Exteriores indiano, Shiv Shankar Menon, e possivelmente deverá encontrar o primeiro-ministro do país, Manmohan Singh, antes de voltar a Washington esta noite.

A Índia e os Estados Unidos assinaram um pacto nuclear em março de 2006, mas ainda não conseguiram finalizar a redação do artigo 123, que regula aspectos fundamentais do acordo.

Em virtude do acordo, a Índia se comprometeu a separar seus programas nucleares civil e militar e a colocar o primeiro sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Já os EUA garantiram a aprovação do Congresso americano e da comunidade internacional para que a Índia tenha acesso à tecnologia atômica estrangeira.

Segundo informações que vazaram para a imprensa indiana, um dos maiores obstáculos para marcar um ponto final no artigo 123 é a recusa de Washington em permitir que a Índia reprocesse combustível nuclear americano.

No entanto, os EUA ofereceram garantias de fornecimento por toda a vida útil dos reatores que a Índia colocar sob a supervisão da AIEA.

A outra grande divergência é sobre a insistência de Washington em que haja uma cláusula que inclua a obrigação da Índia de devolver o equipamento atômico fornecido pelos EUA caso o país faça novos testes nucleares.

Neste caso, a Índia estaria apenas disposta a garantir uma “moratória” dos testes, para preservar a autonomia de seu programa estratégico militar, que é posta em questão no acordo, segundo a oposição indiana.

Burns, principal encarregado das negociações com a Índia, disse na sexta-feira que as partes estavam “trabalhando duro e bem” para poder assinar um acordo.

Apesar de o objetivo ser obter o pacto antes do encontro de Singh com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, durante a cúpula do G8 (sete países mais ricos do mundo e a Rússia) na Alemanha, na semana que vem, Burns disse que é “difícil” prever se isto ocorrerá.

O primeiro-ministro da Índia também fará uma visita oficial aos EUA possivelmente em setembro, quando assinaria o acordo nuclear.


A tempestade tropical Barry que se formou no Golfo do México continua hoje seu curso rumo à costa oeste da Flórida e deve provocar fortes chuvas em sua passagem em direção nordeste.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, medicine em inglês), Barry é uma tempestade fraca que não deve causar grandes danos além de chuva nos estados da Flórida e da Geórgia, mas também alertou para a possibilidade da criação de tornados isolados.

O NHC prevê que Barry enfraquecerá lentamente nas próximas 24 horas e perderá força e suas características tropicais quando tocar o solo no litoral oeste da Flórida.

Além disso, o NHC, com sede em Miami, emitiu um aviso de tempestade tropical para a costa oeste da Flórida, desde o norte de Bonita Beach até Keaton Beach e um alerta para a tempestade tropical a partir do norte de Keaton Beach até o norte de Saint Marks.

Um alerta de tempestade tropical significa que são possíveis condições de tempestade tropical na área que o aviso abrange, geralmente nas próximas 36 horas.

Às 12h (9h de Brasília) de hoje, o centro de Barry estava localizado perto da latitude 27.1 norte, longitude 83.5 oeste e 135 quilômetros a sudoeste de Tampa (no litoral oeste da Flórida).

Barry está se movimentando em direção norte-nordeste a cerca de 32 km/h. A temporada de furacões no Atlântico começou na sexta-feira e termina em 30 de novembro. Especialistas prevêem que esta deve ser “muito ativa”.

Os meteorologistas prevêem para 2007 a formação de 17 tempestades tropicais e nove furacões, dos quais cinco serão de grande intensidade.


O aeroporto de Congonhas ficou cerca de 40 minutos parado neste sábado. Desta vez o motivo foi a chuva que atinge o estado de São Paulo. Por causa do mau tempo, purchase o aeroporto opera por instrumentos desde às 7h45.

Até o início da tarde, pharm  o transtorno já havia causado o desvio de 17 vôos para Cumbica e para o aeroporto de Campinas.


O Exército libanês lançou neste sábado uma ofensiva contra as posições do grupo extremista sunita Fatah al-Islam em meio a versões contraditórias sobre a iminência de um possível assalto final ao acampamento de Nahr al-Bared.

A campanha de artilharia reforçou as posições das tropas libanesas que, shop segundo fontes militares, treat conseguiram tomar o controle quase total da praia e de vários edifícios dentro do campo.

No entanto, o Exército desmentiu oficialmente que existam planos para lançar um grande ataque a Nahr al-Bared.

O general Hash Esleinan disse que as forças armadas adotaram uma estratégia de fustigação, que começou na sexta-feira com rajadas duplas dos canhões localizados nas entradas norte e sul do campo e nas colinas a leste de Nahr al-Bared, mas negou uma entrada iminente no campo.

“O Exército controla a periferia, mas não entrará até que haja uma autorização legal”, afirmou o militar.

As tropas libanesas são proibidas de entrar nos campos de refugiados palestinos desde a assinatura do acordo de 1969, que estabeleceu o status destes locais, que deixava a segurança dos acampamentos nas mãos dos próprios palestinos e de suas organizações.

Na sexta-feira, no entanto, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) no Líbano deu permissão ao Governo do primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, para adotar as medidas necessárias para pôr fim à revolta.

“(O Fatah al-Islam) é um grupo terrorista cuja única opção é se render à justiça e entregar suas armas”, afirmou Siniora em entrevista à televisão “Al Arabiya”.

Siniora qualificou os ataques do Exército contra o campo de refugiados de “operação cirúrgica para extirpar o Fatah al-Islam de Nahr al-Bared”.

Os milicianos reconheceram em comunicado que se retiraram de posições no nordeste do bairro, mas apenas por “motivos táticos”. Apesar destes avanços, ainda persistem muitas dúvidas sobre o possível resultado de um ataque.

Os rebeldes se movimentam com grande perícia pelas ruelas do acampamento e trocam constantemente de posições sem que as tropas possam fazer nada para impedi-los, apesar do constante bombardeio.

Segundo uma fonte da inteligência libanesa que pediu para não ser identificada, os jihadistas sunitas se transferiram para a área de Al-Safuri, dentro de Nahr al-Bared, onde alguns civis podem estar sendo usados como escudos humanos.

Existe uma grande preocupação com o destino destes civis, que também estão há dois dias sem receber nenhum tipo de ajuda humanitária de fora do campo, como afirmou à Efe a porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Líbano, Virginia de la Guardia.

O Governo libanês divulgou um comunicado no qual acusou o Fatah al-Islam de “utilizar as mesquitas e centros civis do campo para lançar ataques, armazenar armas e preparar atentados”.

“Utilizam civis como escudos humanos para colocar a opinião pública, principalmente os muçulmanos, contra o Exército”, diz a nota.

Um dos principais temores no Líbano é que um eventual ataque represente uma faísca que faça explodir a situação de nervos que existe em outros campos de refugiados palestinos no resto do país.

O general Esleinan informou também sobre a morte de dois soldados nas últimas horas, o que fez com que a apuração oficial de baixas militares nas últimas 24 horas estimasse o número em seis.

Além disso, o militar afirmou que hoje 21 supostos milicianos já foram detidos, depois dos dez capturados na sexta-feira.

Sexta-feira foi um dia particularmente violento, e a imprensa local informou hoje que pelo menos seis soldados morreram e outras 16 pessoas perderam a vida no campo, embora não tenha informado se eram civis ou milicianos.


Os alunos das escolas públicas do ensino fundamental vão receber livros de inglês e espanhol, website like this além dos das disciplinas de português, medications matemática, ciências, história e geografia.

Em todo o país, serão beneficiados cerca 13,5 milhões de estudantes da 6° a 9° séries do ensino fundamental. O Ministério da Educação vai lançar um edital em 2008 para a compra dos livros didáticos de inglês e espanhol.

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, Daniel Balaban, explicou como vai funcionar o processo de escolha dos livros: “As editoras inscrevem os livros que serão avaliados pelas universidades. Em seguida será elaborado o Guia do Livro Didático para a escolha das escolas, depois da escolha, as escolas recebem os livros que escolheram”. De acordo com o presidente, o processo de escolha do livro dura três anos.

Segundo Balaban, o processo de escolha dos livros dura três anos. Para ele, objetivo é que os alunos terminem os estudos falando pelo menos um língua. “Hoje, todos os alunos da escola privada têm acesso à língua estrangeira com aulas, cursos e podem comprar os livros porque têm condição financeira. Vamos proporcionar aos alunos das escolas públicas os livros de inglês e espanhol, para que aprendam pelo menos uma língua estrangeira”, relatou.

Neste ano, o governo federal está investindo R$ 620 milhões no Programa Nacional do Livro Didático que atende 29 milhões de alunos. Os livros de inglês e espanhol serão distribuídos no inicio das aulas de 2011.


Uma adolescente de 16 anos de idade que estava sequëstrada junto com o motorista de sua família. Eles foram rendidos por três homens armados quando o rapaz levava a menina ao colégio.

A Polícia chegou ao cativeiro quando investigava o tráfico de drogas em Barueri. Houve trocas de tiros entre a Polícia e os seqüestradores, this web mas ninguém ficou ferido.

A menina e o motorista contaram à Polícia que eram vigiados 24 horas por dia por pelo menos dois homens. Seis pessoas foram presas pelo seqüestro deles.


Oferecer  por apenas R$ 1 cerca de 13 mil refeições sem esquecer a qualidade nutricional é o desafio dos sete restaurantes comunitários de Brasília que estão localizados em Ceilândia, this Santa Maria, Samambaia, Recanto das Emas, Paranoá, São Sebastião e Planaltina. O oitavo restaurante comunitário do Distrito Federal dever ser aberto até o final do ano na Vila Estrutural, uma das reigões mais pobres ao redor de Brasília. Desta vez, em parceria com o governo federal. “O processo licitatório já foi autorizado pelo Ministério. O restaurante terá a capacidade  de oferecer aproximadamente 2.500 refeições por dia”.

“Hoje, nosso maior desafio é transformar o restaurante comunitário em um referência a título de alimentação e segurança alimentar no Distrito Federal” relata o subsecretário de Responsabilidade Social e Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho do Distrito Federal, Thales Mendes Ferreira.

Para conseguir atingir essa meta, atualmente, cada estabelecimento conta com duas equipe: uma composta por servidores do Distrito Federal que fazem o gerenciamento dos restaurantes e outra por funcionários de uma empresa terceirizada, responsável pela produção e distribuição das refeições.

O valor simbólico da refeição é resultado de subsídios pagos pelo governo local. Um preço que para Rosalvo Salgado Rocha, freqüentador do restaurante da Ceilândia, é o ideal para poder alimentar toda a família. “Se você almoçar em qualquer restaurante com sua família, você gasta uns R$ 40. Aqui, com apenas R$ 2, almoça você e sua mulher. E se brincar, ainda dá para um dos filhos”. Questionado sobre o sabor da comida, Rosalvo diz que nunca falta às sexta-feira, dia de feijoada. “Sexta-feira, custe o que custar eu venho aqui e almoço”.

De acordo com Thales Mendes Ferreira, apesar dos restaurantes comunitários serem um local onde as pessoas se dirigem para almoçar, a idéia e torná-los um centro de formação. “Nós queremos que os espaços físicos dos restaurantes comunitário sirva não somente para a distribuição das refeições, mas que seja uma referência na área de capacitação”, explica.

Atualmente, o restaurante comunitário da Ceilândia funciona de segunda a sábado das 10h30 às 14h. Já os demais das 11h às 14h.


O jornalista Tim Lopes, drugs assassinado há cinco anos enquanto produzia uma reportagem para a rede Globo, virou nome de rua na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro. A rua Tim Lopes tem 355 metros e fica perto de um shopping, do fórum da Barra e da universidade Estácio da Sá.

“Ao assinar esse decreto, dando o nome de Tim Lopes à avenida, o prefeito Cesar Maia quis que a memória do Tim Lopes ficasse incorporada para sempre nessa cidade. Quis com isso que todos nós lembrássemos sempre a coragem do Tim Lopes, que pagou com a própria vida e arriscou sua vida para denunciar uma situação que, para nós todos, cariocas, é inaceitável”, disse a secretéria municipal de Comunicação, Ágata Messina.

Tim Lopes foi assassinado quando investigava a exploração sexual de menores em bailes realizados por traficantes nos morros do Rio de Janeiro. Sete pessoas foram condenadas e presas por causa do crime.


O presidente da Bolívia, diagnosis Evo Morales, estreará neste domingo um programa de rádio semanal no qual falará de sua gestão e atenderá ligações dos cidadãos, semelhante ao de seu colega e aliado venezuelano, Hugo Chávez.

“Não é um programa de Evo Morales, por via das dúvidas”, tentou amenizar hoje o próprio presidente em entrevista coletiva em La Paz, ao confirmar que “O povo é notícia”, de duas horas de duração, estreará neste domingo às 10h (11h em Brasília).

Embora o presidente afirme que participará como “convidado” da primeira emissão, o Ministério da Presidência indicou que ele discursará a cada semana no programa, da rede estatal “Patria Nueva”, que cobre os nove departamentos da Bolívia.

Trinta emissoras comunitárias somadas no último ano a esta rede foram montadas através de uma doação de US$ 1,5 milhão do Governo da Venezuela.

Morales acusou diversas vezes a imprensa privada de mentir sobre sua gestão, e recentemente afirmou que alguns veículos são o principal “adversário” de seu governo.


Um paciente do Hospital dos Servidores do Estado, more about no Rio de Janeiro, more about teve a identidade trocada com outro interno e foi dado como morto. A família só descobriu o engano no velório.

Carlos Alberto Araújo Costa foi internado com infecção pulmonar e a família recebeu um telefonema do hospital na noite de quinta-feira informando a morte dele. O enterro dele chegou a ser marcado, mas ao preparar o corpo para o velório a família percebeu que o corpo não era o de Carlos Alberto.

Quando ligaram para o hospital, os parentes de Carlos Alberto descobriram que ele estava vivo.

A direção do hospital nega o engano dizendo que um parente de Carlos Alberto Costa é que reconheceu o corpo erroneamente. O hospital afirma, ainda, que a família correta – a de Carlos Alberto Ferreira Pinheiro – foi acertadamente avisada.


O presidente dos Estados Unidos, diagnosis George W. Bush, assegurou neste sábado que, se o país ajudar a reduzir o caos e o sofrimento no mundo, onde for necessário, se transformará em um lugar “mais seguro, porque é menos provável que as nações prósperas gerem violência e exportem terrorismo”.

Em seu habitual discurso por rádio dos sábados, Bush se referiu à cúpula do G8 – EUA, Japão, Itália, França, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Rússia – que será realizada de 6 a 8 de junho no balneário báltico de Heiligendamm (Alemanha).

Bush enumerou uma série de “passos importantes para avançar na paz e na oportunidade no mundo todo”, apoiados por seu Governo, e considerou também que atualmente os EUA estão estabelecendo as bases para um futuro mais “pacífico e promissor” para todos os cidadãos.

Após assegurar que os Estados Unidos oferecem ajuda e “consolam os necessitados”, o presidente disse que é de interesse do país ajudar os mais industrializados para avançar em “questões comerciais, lutar contra as doenças, promover o desenvolvimento, aumentar o acesso à educação e lutar contra a mudança climática”.

Neste sentido, Bush disse que, em todos estes âmbitos, os americanos “podem estar orgulhosos da liderança e da generosidade global” do país e acrescentou que os Estados Unidos ajudam a ampliar as oportunidades no mundo.

“Quando ajudamos as sociedades a sair da pobreza, criamos novos mercados para os bens americanos e novos trabalhos para isso. Quando ajudamos a reduzir o caos e o sofrimento, tornamos os EUA mais seguros, porque é menos provável que as nações prósperas gerem violência e exportem terrorismo”, assegurou.

O presidente se referiu também aos passos adotados esta semana pelos EUA para avançar “na paz e nas oportunidades no mundo”.

Ele citou a imposição de novas sanções ao Sudão, na terça-feira, devido ao conflito em Darfur e pediu às Nações Unidas que ampliem o embargo sobre as vendas de armas ao Governo do presidente Omar Hassan Ahmad al-Bashir.

“Por muito tempo a população de Darfur sofreu nas mãos de um Governo que é cúmplice no bombardeio, assassinato e estupro de civis inocentes”, afirmou Bush na semana passada na Casa Branca.

Neste sentido, o Departamento do Tesouro informou que impôs sanções a 30 empresas de propriedade ou sob controle do Governo do Sudão e a uma companhia que violou o embargo de armamento a Darfur. O órgão também impôs sanções a dois funcionários do Governo e um chefe rebelde.

No discurso de hoje, Bush também fez menção ao fato de que na quarta-feira pediu ao Congresso que renove por outros cinco anos seu plano para a luta contra a aids em países pobres e que dobre seu orçamento a um total de US$ 30 bilhões.

Em entrevista nos jardins da Casa Branca, o presidente assegurou que estes fundos serão empregados “de forma sensata” através do estabelecimento de acordos com os países receptores.

Os acordos “garantirão que os fundos americanos apoiarão programas que tenham o maior impacto possível e que sejam sustentáveis no futuro”, acrescentou Bush.

A primeira-dama, Laura Bush, visitará entre 25 e 29 de junho alguns dos países africanos que se beneficiaram com o programa desde sua entrada em vigor, em 2003: Mali, Moçambique, Senegal e Zâmbia.

Segundo o presidente, sua mulher o informará sobre os progressos.

Bush ressaltou que, à medida que os Estados Unidos lutam contra a violência e as doenças no mundo, também usam sua influência para ajudar países em desenvolvimento a “se transformar em sociedades livres e com esperança”.

O presidente lembrou a criação de uma série de iniciativas anunciadas na quinta-feira, entre as quais destaca a contribuição de US$ 25 milhões nos próximos cinco anos para a promoção da educação na África.


Atualizada às 16h23

O cobrador Carlos Augusto Pereira, link de 24 anos de idade, malady morreu nesta manhã, there por volta das 7h30, no Hospital de Base. O enterro do jovem que levou um tiro na nuca na madrugada de sexta-feira está marcado para domingo.

Carlos Augusto levou um tiro na madrugada de sexta-feira durante um assalto ao ônibus de funcionários da viação Planeta. A Polícia ainda procura os assassino.

O jovem estudava jornalismo na faculdade JK e seus colegas fizeram uma vigília durante toda a noite para rezar por sua recuperação. Mas o rapaz não resistiu.

À tarde, cerca de 200 rodoviários protestaram em Samambaia pedindo mais segurança para os motoristas e cobradores do transporte público.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado