Menu
Brasília

Moradores reclamam da violência no Recanto das Emas

Arquivo Geral

25/07/2014 8h00

A onda de violência tem assustado os moradores do Recanto das Emas. Em apenas 24 horas, um comércio e uma residência foram alvo da ação de bandidos. No mesmo período, três criminosos foram presos por suspeita de cometer assaltos na região e um menor foi morto em uma tentativa de roubo.

A última vítima da insegurança na cidade foi a secretária Vanessa Nunes, 37 anos. Na tarde ontem, três criminosos armados invadiram sua residência e anunciaram o assalto. “Um deles estava com um facão. Assim que entraram, me trancaram no quarto, me amarram e roubaram tudo”, disse.

Segundo ela, apesar do susto, a ocorrência de roubos não é motivo de espanto para os moradores. “Eu já fui assaltada muitas vezes enquanto circulava pela rua. Eles não escolhem horário. Agem durante o dia e à noite”, disse.

A secretária conta que sua filha também coleciona muitos episódios violentos. “Ela já teve o celular roubado muitas vezes. É revoltante”, destacou.   

Quatro vezes

Realidade assustadora também vive a vizinha de Vanessa, a empregada doméstica Lúcia Rodrigues, 53 anos. Ela revela que já teve sua residência assaltada pelo menos quatro vezes.  

“Já me ameaçaram com faca e colocaram até arma na minha cabeça. Nós vivemos com medo”, diz.

Além dos assaltos consumados, Lúcia afirma que houve outras duas tentativas de roubo em sua casa. Na rua, ela confessa que o cenário não é  diferente. “Já fui assaltada de manhã, de tarde e à noite. Não temos segurança para andar por aqui”, conta.

De acordo com ela, o posto policial próximo à residência não inibe a ação dos bandidos. “Nada disso impede que eles cometam crimes. Parecem que nem se preocupam com isso”, desabafa.

Comércio também é vítima

No comércio da região, a sensação de insegurança também é constante. Segundo o proprietário de um mercado, que preferiu não se identificar, a ação dos bandidos costuma ser rápida. “Em poucos segundos, você já está rendido e totalmente vulnerável”, afirmou.

“Se você reage é muito pior. Então, o jeito é deixar levarem tudo mesmo. Infelizmente”, desabafou.

Mesmo com o aumento no número de crimes, os moradores relatam que têm procurado cada vez menos a ajuda da polícia.

De acordo com a empregada doméstica Lúcia Rodrigues, a falta de confiança nas autoridades policiais já a fez desistir de registrar ocorrências.  “Não adianta ir até lá. A situação nunca é resolvida”, disse. 

No centro

Enquanto a violência cresce no Recanto das Emas, algumas cidades mais próximas ao centro do Plano Piloto vão ganhar reforço na segurança a partir de hoje. Por meio de nota, a  Polícia Militar afirmou que irá deflagrar  uma operação para reforçar o policiamento no Plano Piloto, Sudoeste, Guará e Lago Sul. 

O objetivo, segundo a polícia, é dar continuidade à segurança da população, tal qual a Copa do Mundo. Em paralelo, há um cronograma de ações que devem acontecer a partir de agosto em todo o DF.

Crime em Samambaia

Ontem, uma mulher de 47 anos morreu após ser baleada por engano em frente sua casa na, em Samambaia. 

Ela chegou a ser levada para o  Hospital Regional de Samambaia, mas não resistiu aos ferimentos. 

De acordo com polícia, a vítima conversava com um homem na calçada de sua casa quando três homens passaram em um veículo atirando em sua direção.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado