O Núcleo Bandeirante surgiu antes mesmo de a capital federal ser inaugurada, em 1956. De lá para cá, a cidade ganhou bairros e avenidas bem estruturados, com saneamento básico, coleta de lixo, asfalto. Distante do centro, porém, a Vila Cauhy, que existe há mais de 40 anos, apresenta outra realidade. Esgoto a céu aberto, vias precárias e acessos perigosos. A invasão, que deu origem à vila, abriga, atualmente, uma média de duas mil pessoas.
A moradora Maria Cícera de Souza, 47 anos, reclama da falta de regularização da área. “Estou aqui há 15 anos, pago água, luz, telefone, mas não tenho documento que comprove que esta área é minha propriedade”, diz. A casa de Cícera é bem próxima de um córrego. Como não há saneamento básico no local, o esgoto que sai do banheiro cai diretamente na água. “É ruim para o meio ambiente, mas não temos outro jeito”, lamenta.
Leia a íntegra na edição desta quinta-feira no Jornal de Brasília.