Menu
Brasília

Moradores do Sol Nascente não possuem serviços de entrega dos Correios

O Jornal de Brasília entrou em contato com um dos líderes comunitários do Sol Nascente, Edson Batista, de 44 anos, que relatou a luta pelo acesso ao serviço

Redação Jornal de Brasília

19/08/2024 16h03

25419707 15ee 4f49 aec7 e61603da3707

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Por Camila Coimbra
redacao@grupojbr.com

Em 14 de agosto de 2019, o Sol Nascente tornou-se oficialmente uma região administrativa no Distrito Federal. Desde então, já se passaram cinco anos da oficialização, e, mesmo com o título de R.A., os 101.866 habitantes sofrem pelo descaso de não terem o serviço de entregas realizado na região pelos Correios.

O Jornal de Brasília entrou em contato com um dos líderes comunitários do Sol Nascente, Edson Batista, de 44 anos, que relatou a luta pelo acesso ao serviço. “Moro aqui há 24 anos e nunca existiu entrega dos Correios. Já participei de reuniões para reivindicar esse problema. No ano passado, estive em contato com a superintendência dos Correios e fui informado de que a mudança ocorreria junto com órgãos da Codhab e Seduh.” Edson ressalta que, no Sol Nascente, existe apenas um CEP geral para toda cidade.

Moradora do Sol Nascente há 20 anos, Claudia Divina, 52 anos, é merendeira e explica como funciona o recebimento de encomendas: “A gente tinha uma caixa postal e tivemos várias reuniões para regularização, mas, no dia a dia, usamos os endereços de parentes, de pessoas de confiança; colocamos endereço alheio para poder receber as entregas.”

O que dizem os Correios?

Em nota, a Superintendência de Brasília dos Correios informa que já está sendo realizado, pela administração local, o projeto para criação de CEPs e entrega na região, que será iniciado pela atual gestão da empresa. Conforme as condições previstas na Portaria nº 2.729/2021 do Ministério das Comunicações, foram alteradas as diretrizes para nortear a universalização do atendimento e da entrega postal, estabelecendo novo padrão de qualidade para os prazos de entrega dos objetos do serviço postal básico.

Ademais, até que o projeto esteja finalizado, os Correios oferecem as seguintes alternativas para retirada de encomendas:

Agência dos Correios na Ceilândia;
Pontos de Coleta na QNP 07 (EQNP 7/11 Bloco G Lote 01 SV – CEP 72240-970) e na QNP 26 (QNP 26 Conjunto B, Lote 25, Loja 2 – CEP 72235-970);
Lockers nas estações do metrô de Ceilândia Centro e Terminal Ceilândia e no Shopping Popular.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado