Menu
Brasília

Morador do Recanto das Emas vai disputar Campeonato Mundial de Taekwondo 

Atleta soma títulos e se prepara para competir com atletas de alto rendimento em outubro

Redação Jornal de Brasília

09/08/2025 12h40

novos materiais esportivos para artes marciais vão beneficiar mais de 5 mil crianças e adolescentes

Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Por Larissa Barros 

Morador do Recanto das Emas, Anderson Félix dos Santos leva o Distrito Federal para o palco internacional. O atleta vai representar o Brasil na 17ª Copa América de Taekwondo e no Campeonato Mundial de Taekwondo WTPF 2025.

A trajetória dele no esporte começou em 2017, quando, por meio de comentários na igreja, descobriu aulas gratuitas de taekwondo. “Sempre procurei uma arte marcial pra fazer, mas as condições não eram boas”, conta. Desde então, coleciona conquistas, já foi vice-campeão da América Latina e vice-campeão mundial, resultados que garantiram classificação para o mundial na Coreia e para as Olimpíadas Master em Taiwan, competições às quais não conseguiu ir por falta de condições financeiras. 

Anderson foi eleito melhor atleta faixa preta de taekwondo em 2023 e 2024. Além disso, pratica outras modalidades, como kickboxing, no qual foi campeão do WGP 75, e muay-thai, modalidade em que conquistou vaga para o mundial na Tailândia, mas também não pôde participar. “Mesmo não conseguindo ir para os campeonatos fico muito feliz, imagino que estamos no caminho certo”, afirma.

As competições de outubro acontecem entre os dias 8 e 13, na cidade de Arujá, em São Paulo, e vão reunir atletas de alto rendimento de diversos países. Para chegar preparado, Anderson segue uma rotina intensa. “Acordo às 4h30 da manhã para ir à academia fazer treinos específicos da modalidade até às 06h50. Depois vou ao trabalho (Gradebras – Pintura Eletrostática), onde saio às 16h30 e sigo para o outro trabalho (Centro Olímpico Riacho Fundo 1), onde dou aula de taekwondo e aproveito para treinar a parte técnica. Saio às 21h00 e vou para o treino de muay-thai/MMA/kickboxing e jiu-jitsu, finalizando às 23h00”.

Convocado pela Federação Brasiliense de Taekwondo (FEBRAT), Anderson é reconhecido como um talento em ascensão e destaque em competições locais e nacionais. Para ele, cada vitória tem um significado especial. “Moro no Recanto desde que era barro vermelho batido e ver todo o sofrimento recompensado, toda a labuta sendo revertida em vitórias, representa a persistência e constância que mostram que chegamos lá”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado