Menu
Brasília

Modalidade no Pan terá seleções sub-20, diz Odepa

Arquivo Geral

30/03/2007 0h00

Já estava praticamente tudo pronto para a disputa do torneio de futebol dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Em janeiro, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) havia anunciado a idade-limite da disputa: sub-17. Entretanto, a Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), que era contra, não se pronunciou sobre a decisão. Nesta quinta-feira, porém, a Odepa (Organização Desportiva Sul-Americana) resolveu intervir na discussão e anunciou a disputa com atletas sub-20.


 


A medida, aliás, promete provocar muita polêmica, já que o Mundial Sub-20 será realizado entre 30 de junho e 22 de julho no Canadá, datas conflitantes com a competição do Rio, que será entre os dias 13 e 29 de julho. Do continente americano, disputam a competição canadense as seleções de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Panamá, México e Costa Rica.


 


Assim, a decisão tomada nesta quinta-feira após reunião do Conselho Executivo da Odepa no Rio de Janeiro promete acirrar ainda mais a disputa entre Conmebol e Concacaf. Enquanto a primeira defende a utilização de times sub-17, a segunda quer atletas do sub-22. A Odepa, aliás, também deseja a utilização da categoria sub-22, com a justificativa de que o Pan seria uma preparação para as Olimpíadas de Londres, em 2012.


 


O presidente da Odepa, o mexicano Mário Vázquez Ranã, revelou em entrevista coletiva nesta quinta-feira, no Rio, que a disputa entre as entidades que comandam o futebol nas três Américas quase fez com que a entidade tirasse a modalidade desta edição. “Se não fosse no Brasil, o futebol ficaria de fora dos Jogos”, decretou o dirigente. “Só que fazer o Pan-americano no Brasil sem futebol seria como convidar para uma festa sem música. Foi uma homenagem ao Rio, se não fosse aqui não teríamos aceitado”, encerrou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado