O ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve na manhã desta terça-feira em uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação do Senado para responder às preocupações sobre os R$ 3,6 bilhões investidos na realização do evento. A ordem do governo é exaltar o lado positivo da competição no Rio de Janeiro.
“Tenho a convicção de que os Jogos Pan-americanos serão um sucesso fantástico. Mas não devemos nos embriagar por esse sucesso. Devemos ser rigorosos na avaliação de tudo o que ocorreu desde
De todo o dinheiro investido, metade saiu dos cofres do governo federal. O resto veio do governo estadual e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Orlando Silva reconhece que houve falhas nas expectativas de gastos principalmente com a segurança.
Além disso, o ministro comentou sobre a atual política do esporte brasileiro. Um dos assuntos abordados sobre o tema foi a importância do esporte nas escolas no sentido de tornar a educação mais atrativa para crianças e adolescentes.
“Cuba e Estados Unidos – dois países opostos em ideologia e complexidade do sistema econômico – são potências esportivas internacionais cujo instrumento principal do desenvolvimento do esporte é a relação do esporte com as escolas e universidades”, lembrou Orlando Silva.