Inicialmente, o investimento previsto para a segurança dos Jogos Pan-americanos era de R$ 12 milhões. Com um mês para o início do evento, já foram gastos mais de R$ 500 milhões. Segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva, o governo optou por deixar uma herança para o Rio de Janeiro.
“O orçamento previsto no projeto original do Pan era muito modesto, previa na prática apenas segurança patrimonial nas instalações onde aconteceriam os eventos do Pan-americano, ou seja, vigilância em entorno dos locais de competição”, comentou Orlando Silva, em entrevista nesta quarta-feira.
O ministro também ressaltou o trabalho de planejamento de segurança para os Jogos Pan-Americanos, iniciado ano passado, com articulação da Polícia Federal, das Polícias Militar e Civil do Estado, além da Guarda Metropolitana do Rio de Janeiro.
“Foi valorizado muito o trabalho de inteligência. Houve um trabalho forte de mapeamento de zonas de maior tensão. Identificadas essas zonas haverá durante o Pan um reforço na área de segurança nessas áreas”, explicou Orlando Silva.