Menu
Brasília

Ministério da Saúde aprova programa de qualidade da água do DF

Arquivo Geral

10/05/2014 13h53

O Ministério da Saúde concluiu que o DF apresenta bom desempenho no monitoramento da qualidade da água. A constatação foi feita por um levantamento sobre o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), nas unidades federadas, realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do MS.

A Secretaria de Saúde do DF, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF), realiza 143,86%, 73,99% e 143,13% das análises mínimas previstas para os parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez, respectivamente.

Esses parâmetros – considerados microbiológicos básicos de avaliação da qualidade da água para consumo humano – foram estabelecidos pela Diretriz Nacional do Plano de Amostragem “Vigiagua”.

Em todas as regiões administrativas são coletadas amostras de água para consumo humano, de acordo com a avaliação de risco à saúde. São observados critérios de densidade populacional, características dos sistemas de abastecimento, áreas não atendidas pelo controle, morbidade por doenças de veiculação hídrica, entre outros previstos na diretriz da “Vigiagua”.

Os pontos de coleta abrangem locais com aglomeração (centros comerciais, terminais rodoviários); estratégicos (hospitais, creches e escolas); e com populações expostas em áreas contaminadas e regiões rurais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado