Maria Júlia Spada
redacao@grupojbr.com
O sistema de Metrô do Distrito Federal ameaça entrar em greve a partir de quinta-feira (2), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô-DF). A greve reivindica a manutenção dos benefícios e direitos dos trabalhadores.
A diretora de comunicação do sindicato, Renata Campos, explica que na próxima quarta-feira (1º), os metroviários irão se reunir em assembléia para confirmar a greve. “Vamos ouvir a nova proposta do Metrô-DF. Mas a greve já está praticamente confirmada, não dá para ficar do jeito que está”, disse. A frota deve ser reduzida em 30% em todo o DF e não tem data para normalizar a situação.
Desde janeiro, o sindicato está em conflito com as medidas do Metrô-DF. “O Metrô-DF apresentou propostas que retiram nossos direitos adquiridos juntos à justiça, além de quererem retirar nossos benefícios sociais”, ressaltou a diretora.
Procurado pelo Jornal de Brasília, o Metrô-DF informou que propôs para o sindicato a manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho e seus termos aditivos. Caso a greve aconteça, os 160 mil passageiros que utilizam diariamente o sistema metroviário devem ser afetados.