Menu
Brasília

Método inovador de governança é apresentado na Semana de Inovação da Enap

GovNova DF utiliza design thinking e gamificação para fortalecer a gestão pública no Distrito Federal

Redação Jornal de Brasília

07/10/2025 16h52

Foto: Divulgação/CGDF

Foto: Divulgação/CGDF

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) apresentou um método inovador de governança pública durante a Semana de Inovação da Enap 2025, realizada de 30 de setembro a 2 de outubro, o maior evento de inovação em governo da América Latina. Com o tema “Um planeta, uma chance: inovar para um futuro possível”, o encontro reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater soluções criativas para os grandes desafios da humanidade.

Na quinta-feira (2), a CGDF compartilhou o GovNova DF — Modelo de Governança Pública com foco em inovação, uma abordagem voltada para estimular boas práticas em estratégias ASG (ambiental, social e de governança). O método utiliza ferramentas como design thinking e gamificação, com o objetivo de promover desenvolvimento sustentável e aumentar a eficiência da gestão pública.

Desenvolvido pela Subcontroladoria de Governança e Compliance da CGDF, o GovNova DF vem sendo aplicado na etapa final das consultorias em governança oferecidas aos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), auxiliando de forma prática na elaboração do Plano de Ação em Governança. Secretarias como Mobilidade, DF Legal e Obras já receberam consultoria na versão mais atualizada do modelo.

Pela terceira vez consecutiva na Semana de Inovação, a equipe da CGDF conduziu uma oficina sobre o GovNova DF. “Ensinamos os participantes a aplicar três ferramentas na prática, analisando problemas de governança e desenhando soluções com método ágil e ferramentas de inovação adaptadas à realidade do DF. O resultado foi um grande aprendizado e um processo de cocriação”, comentou Cecília Fonseca, subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF.

A servidora Regina Rufino, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, destacou a experiência colaborativa: “Houve muita troca de informações com os colegas, e as ferramentas foram interessantes, porque conseguimos discutir benefícios, riscos e desafios da administração pública e da governança. Foi uma experiência muito positiva”.

O chefe da Divisão de Inovação da Escola de Governo do DF, Pedro Lincoln, ressaltou os benefícios do método: “Colocamos em prática ferramentas como a matriz de priorização, que nos permitiu compreender o problema e escolher a melhor solução. Quando mergulhamos no problema, as soluções se tornam mais aderentes e eficientes”.

A participação da CGDF evidencia como o Distrito Federal vem avançando na construção de uma gestão pública mais eficiente, transparente e colaborativa. Em edições anteriores, a Controladoria já apresentou projetos premiados, como o Participa DF, que conquistou o terceiro lugar no 28º Prêmio de Inovação Pública.

Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado