Valtemir Rodrigues
valtemir.rodrigues@jornaldebrasilia.com.br
Em 30 dias o Governo do Distrito Federal deve anunciar um Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos aqui produzidos. O projeto está em fase final de conclusão e prevê, entre outras medidas, a transferência do aterro sanitário da Estrutural para Samambaia, a criação de cem ecopontos, a implementação do processo de coleta seletiva, a construção de mais cinco usinas de reciclagem de lixo e modernização das duas existentes, uma na L4 Sul e outra em Ceilândia, além de ações educativas e de assistência aos catadores de material reciclável.
A previsão é de que o plano seja anunciado pelo governador Agnelo Queiroz no mês que vem, durante a semana de aniversário da capital federal. Junto ao projeto também deve ser apresentado um cronograma com os prazos de execução das propostas e todas as etapas pelas quais deverão passar. Entretanto, a previsão inicial do governo é de que em um ano e meio o plano esteja em pleno funcionamento e as questões mais problemáticas estejam sendo sanadas.
Leia a íntegra na edição desta quarta-feira no Jornal de Brasília.