
Era cedo quando um grupo de vândalos invadiu a Mesquita do Centro Islâmico do Brasil, nesta segunda (21), na 712 Norte. Livros sagrados foram rasgados e móveis jogados para fora do local. No momento, três pessoas faziam a primeira oração do dia. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
De acordo com um dos líderes religiosos, que preferiu não se identificar, os invasores entraram no local não na intenção de roubar, mas de estragar vários livros sagrados. “Não é possível dizer a quantidade exata do material que foi destruído, pois foram vários”, conta.
A Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância vai investigar o caso. “Realizamos a perícia assim que fomos informados sobre o crime”, revelou o sub-secretário de Direitos Humanos do Distrito Federal, Coracy Coelho. “Já solicitamos, também, as imagens de câmaras de estabelecimentos próximos à Mesquita para identificarmos os autores”, completou.
Já ocorreram roubos no local, segundo o líder, “mas é a primeira vez que invadem apenas para destruir”. “Consideramos uma intolerância religiosa, um desrespeito”, frisou o líder da Mesquita.
O resultado do laudo deve ficar pronto em 30 dias. “Isso é um sinal de que precisamos reforçar e ampliar a compreensão da sociedade sobre a importância de se garantir o direito de liberdade e crença ao culto”, apontou Coelho.


*Com informações de Manuela Rolim