O trabalho para içar o barco Imagination recomeçou nesta sexta-feira (27), por volta das 10h. A embarcação que afundou no Lago Paranoá, em Brasília, no domingo passado (22), levava no momento do acidente mais de cem passageiros. Nove pessoas morreram com a tragédia.
O Corpo de Bombeiros e dois peritos da Polícia Civil que vieram do Rio de Janeiro ficaram reunidos desde ás 7h da manhã, para estudar a melhor maneira de içar o Imagination. Segundo o Corpo de Bombeiros, a estratégia para retirar o barco nesta sexta-feira, continua igual a estabelecida ontem. Cinquenta mergulhadores estão participando da operação.
Nesta quinta-feira (26), a ação para retirar o barco do fundo do Lago Paranoá foi abortada no final da tarde . Os balões responsáveis pelo processo foram colocados de maneira inadequada.
Entenda como vai ser a retirada do Imagination:
No total, 50 mergulhadores irão trabalhar no processo de içar a embarcação. O barco está inclinado para o sul. E, a parte de baixo da embarcação está virada para cima.
Primeira parte : mergulhadores irão amarrar dois balões de ar, com duas toneladas cada, na parte da ponta da frente da embarcação, que está virada para o sul. Ao mesmo tempo, serão amarrados dois balões, cada um com uma tonelada, no meio do barco. O objetivo é dar estabilidade a embarcação.
Segunda parte: um barco reboque irá amarrar um cabo na parte da frente, porém, não para puxar a embarcação e, sim, para dar uma direção e para manter o barco flutuando na vertical, com a ponta da frente para cima e a parte de trás sem encostar-se ao chão, para que mergulhadores possam amarrar mais balões, porém, agora na parte ainda virada para o fundo do Lago Paranoá. Assim, a ponta voltada para o chão vai subir e o barco vai ficar na horizontal.
Terceira parte: o barco vai ser levado para a margem, de forma que possa facilitar a visualização e o trabalho dos peritos.