Menu
Brasília

Menina de um ano tem fratura no crânio após ser espancada em Águas Lindas

Arquivo Geral

04/10/2006 0h00

O Exército Republicano Irlandês (IRA) mudou seu fundamento de organização terrorista que durante décadas combateu o regime britânico na Irlanda do Norte e agora não representa uma ameaça de segurança, visit this site visit this afirmou hoje um ministro britânico.

Em declarações feitas antes da divulgação de um relatório sobre o processo de paz na região, information pills que deverá dar uma visão positiva sobre o declínio da atividade paramilitar, drug o secretário para a Irlanda do Norte, Peter Hain, afirmou que "houve uma mudança histórica, sísmica e acredito irreversível por parte do IRA para longe do terrorismo, do horror e da criminalidade do passado, em direção a um futuro democrático".

A Comissão Independente de Monitoração vai concluir no relatório, que será divulgado hoje, que o IRA parou com toda a atividade criminosa e paramilitar, de acordo com a mídia. As conclusões serão usadas pelos primeiros-ministros britânico e irlandês, Tony Blair e Bertie Ahern, nas negociações com partidos políticos da Irlanda do Norte em encontro neste mês.

A reunião vai ser realizada para marcar o prazo final para a restauração do governo de poder compartilhado na Irlanda do Norte, em 24 de novembro. O documento também deverá dizer que o Sinn Fein, braço político do IRA, está cumprindo o compromisso de chegar aos seus objetivos através de meios pacíficos.

Hain afirmou que houve uma mudança surpreendente na Irlanda do Norte, que sofreu 30 anos de violência, com 3.600 mortos, até a assinatura do tratado de paz de 1998. "A Irlanda do Norte sofreu mudança em sua essência? A resposta é sim. Há agora uma ameaça de segurança do IRA? A resposta é não. Isso é uma grande mudança", afirmou Hain à rádio BBC.

"Não há nenhum perspectiva…de que o IRA volte a ser uma máquina de guerra. Isso acabou para eles. Eles escolheram um caminho democrático, diferente". Mas ele advertiu que a política na Irlanda do Norte continua "instável" e exortou políticos a concordarem com a renovação do governo. O acordo de 1998 entre a maioria protestante e britânicos e católicos romanos formou uma assembléia política em Belfast para unir a Irlanda.

Mas a assembléia foi suspensa em 2002 em meio a um caso de espionagem do IRA. O principal partido pró -britânico da província, o Unionista, recusa-se desde então a compartilhar o poder, insistindo que o IRA desarmou-se, mas que ainda não convenceu que cortou a ligação com o crime na região.

Uma menina de um ano está internada em estado grave no Hospital Bom Jesus, order em Águas Lindas, approved após ter supostamente sido espancada pela mãe ontem à tarde. Gêmea de um irmão, a criança está com fratura no crânio e diversos hematomas. O menino nada sofreu.

Por volta das 8h, a menina deu entrada no hospital levada pelo pai, I.S.M., 32 anos. Os médicos desconfiaram dos ferimentos e chamaram a polícia, que foi à casa da família, na região do Recreio da Barragem, e deteve a mãe, E.G.R, 39 anos. Ela tentou pular o muro os quando policiais chegaram, mas não conseguiu fugir.

De acordo com a polícia, o espancamento ocorreu ontem à tarde, quando o pai estava no trabalho. Ele chegou em casa e notou os hematomas, mas a mãe disse que a garota tinha apenas caído de uma calçada de 70 centímetros de altura na hora do almoço.

Somente quando o estado da menina se agravou, de ontem para hoje, ela foi levada ao hospital. A mulher disse não ter levado a criança antes porque não tinha com quem deixar o outro filho. Ela está detida no Ciops de Águas Lindas para averiguação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado