Mesmo com a derrota de Guilherme Pardo e Guilherme Kumasaka nas semifinais desta terça-feira, o badminton brasileiro não pára de comemorar. Como se não bastasse por ter sido conquistado em casa, o resultado ainda rendeu aos dois a primeira medalha do Brasil na modalidade em Jogos Pan-americanos.
Como já era de se esperar, o feito de Pardo e Kumasaka foi muito bem recebido pelas principais lideranças do badminton. “O resultado já era histórico. Eles lutaram muito contra os americanos, mas não conseguiram se impor. Este bronze é como se fosse ouro”, comemorou o técnico Luiz de França, da seleção brasileira que foi ao Rio.
Chefe da delegação brasileira do esporte no Pan, Gilberto Nogueira também destacou a importância da presença da dupla masculina no pódio. “O esporte vai ter mais visibilidade com esta medalha. Mais pessoas irão se interessar pela modalidade e isso será importante”, projeta o otimista Gilberto.
Os dois foram derrotados pelos norte-americanos Howard Bach e Bob Malaythong, que fizeram um duplo 21/13 e avançaram para a decisão de duplas masculinas do Pan. No terceiro degrau do pódio, os brasileiros terão a companhia dos guatemaltecos Pedro Yang e Erick Anguiano, derrotados por 21/16 e 21/14 pelos canadenses William Milroy e Mike Beres, que decidem o ouro.
![]() |
